Lançado na noite da última terça-feira, 9, o Mapa Gastronômico de Marabá é uma ferramenta interativa criada para facilitar a busca, conhecimento e acesso às melhores opções gastronômicas da cidade. Com 57 opções de onde comer, entre restaurantes, lanchonetes, cafeterias, açaiterias e pizzarias.
O mapa contém um catálogo onde estão contidas informações como o cardápio, contato, redes sociais, como funciona o atendimento e endereço dos locais.
Desenvolvido pela Prefeitura de Marabá e Sebrae, o trabalho contou com a participação de várias entidades que envolvem o ramo do turismo no município.
A ação tem o objetivo de aumentar a relevância do turismo na cidade. Para o vice-prefeito, Luciano Dias, o município é um polo regional. “Tem muitas empresas, empreendedores e bons restaurantes. Somos referência regional, seja de mercado, de turismo e de gastronomia. Essa ideia surgiu para contemplar essa categoria. Os empreendedores sentiam falta desse guia, que levasse pra população o que temos de melhor”, fala.
O QR Code (uma espécie de código de barras estilizado, que forma a figura de um quadrado e, quando é digitalizado, transmite grande variedade de informações) estará espalhado em áreas estratégicas da cidade para que turistas e a população local utilizem e tenham acesso as informações do Mapa.
“A ideia é estarmos sempre atualizando endereços, telefones, cardápio e colocando novos estabelecimentos. Além dos locais ele ficará disponível no site da Prefeitura para que todos possam consultar. Beneficiando turistas e os moradores locais que quiserem a informação”, completa o secretário interino de Turismo, Walmor Costa.
Para a produção do Mapa foram realizadas diversas reuniões entre os sindicatos dos hotéis, bares e restaurantes, representantes da Secretaria de Turismo e Sebrae.
“O projeto surgiu com pedido do Luciano e fizemos esse trabalho em conjunto. Entendemos que estava dentro das missões do Sebrae e começamos a desenvolver as estratégias para criação do mapa. Construímos as estratégias que se adequavam em Marabá. Demos consultoria específica para melhoramento e adequação, e só depois desse trabalho, quando esses empreendimentos estivessem aptos a estar dentro do mapa gastronômico. O resultado é esse mapa maravilhoso, do qual os clientes turistas e visitantes podem usufruir”, conclui Aurilene Silva, gerente regional do Sebrae.