Marabá: Pesquisa aponta vitória de Chamonzinho, nas eleições deste ano, em todos os cenários

O pré-candidato lidera, de ponta a ponta os números consolidados pela mais recente sondagem

Continua depois da publicidade

Pesquisa de Opinião Pública realizada em Marabá, pelo Instituto Acertar, sobre a intenção de votos nas eleições de outubro proximo, tendo como foco o cargo de prefeito, aponta a vitória do pré-candidato Chamonzinho, com 51,7% da preferência dos entrevistados, seguido de Toni Cunha (27,9%) e de Dirceu ten Caten (7,5%). Nenhum, branco ou nulo 5% e não sabe/indeciso 7,9%. Esses são os números da sondagem estimulada, quando o entrevistador oferece ao entrvistado uma lista com os nomes dos pretendentes ao cargo.

Mas na entrevista espontânea, quando o pesquisador pergunta apenas em quem o eleitor pretende votar, Chamonzinho também aparece na frente, com 30,7%. Logo depois vêm Toni Cunha (16,9%) e Dirceu ten Caten (3,8%). Outros 1,8%, nenhum, branco ou nulo 3,5% e não sabe 43,3%.

Se considerados só os votos válidos Chamonzinho dispara, com 59,4%, tendo, em seguida, Toni Cunha (32%) e Dirceu ten Caten (8,6%). A prefeência também é confirmada nos números do voto consolidado, em que a pessoa entrevistada indicou o mesmo nome tanto na estimulada quanto na espontânea: Chamonzinho, 51,7%; Toni  (27,9%), Dirceu, 7,5%. 

Na percepção de vitória, quando o entrevistador perguntou apenas “quem vencerá a eleição?” Chamonzinho obteve 59,5% das respostas; Toni, 19,5%; e Dirceu, 3,8%. Já 17,2% dos eleitores entrevistados disseram que ainda não sabem quem sairá vencedor.

No quesito rejeição, ou seja “em quem você não votaria de jeito nenhum para prefeito de Marabá?”, o nome mais rejeitado é o de Dircen ten Caten, 38,2%, seguido de Toni Cunha, 35,2%, e Chamonzinho, o menos rejeitado, com14,2%.  

A pesquisa também pediu que os entevistados avaliassem o segundo mandado do prefeito de Marabá, Tião Miranda. 66,8% disseram que é positivo; 16,2%, ótimo; 36,9%, bom; regular para bom, 13,7%; regular, 12,5%; negativo, 19%; regular para ruim, 5,5%; ruim, 4,9%; péssimo, 8,7%; e 1,7% não sabem.   O lavantamento também avaliou os governos de Helder Barablho e do presidente Lula.

Os eleitores ouvidos também elencaram os principais temas que deve ser tratados como prioridades e fazer parte da proposta de governo dos candidatos a prefeito de Marabá. Na zona urbana, foram escolhidos, pela ordem dos mais citados: Saúde, Educação, Pavimentação, Segurança, Emprego e Estradas. Na zona rural: Saúde, Estradas, Educação, Pavimentação, Emprego e Segurança.  

Dados da Pesquisa

O levantamento ouviu 840 eleitores, do dia 7 ao dia 11 deste mês, no núcleos Velha Marabá, Cidade Nova, Nova Marabá, em Morada Nova e no São Félix; e na zona rural, em localidades que ficam na Rodovia PA-155, Estrada do Rio Preto e Vila Capistarno de Abreu. As entrevistas foram realizadas presencialmente, de casa em casa e as repostas gravadas em áudio.

A pesquisa foi registrada no TSE e TRE/PA, sob o número: 02384/2024. A margem de erro: 3,4% sobre os resultados gerais e o nível de confiança é de 95,0%. O levantamento foi contratato pela empresa J. E. Ferreira do Vale / Agência Carajás.

VEJA A PESQUISA COMPLETA NO ANEXO ABAIXO