A Polícia Civil do Pará promoveu, nesta sexta-feira (25), em Marabá, no sudeste do estado, a incineração de 226 kg de drogas, entre cocaína, crack e maconha, resultado de apreensões realizadas somente em 2021 no município. A droga incinerada foi avaliada em R$ 1 milhão.
A destruição dos entorpecentes foi acompanhada pelo superintendente de Polícia Civil, delegado Thiago Carneiro, e o delegado Vinicius Cardoso. A incineração fez parte da Operação “Narco Brasil”, que promoveu a destruição simultânea de entorpecentes apreendidos em todo o país.
Segundo o delegado Vinicius Cardoso, a apreensão e destruição de entorpecentes representa um duro golpe ao tráfico de drogas, uma vez que, além de retirar de circulação grande quantidade de entorpecentes, também caracteriza um notável prejuízo financeiro às organizações criminosas.
A droga foi incinerada em uma cerâmica localizada na Rodovia Transamazônica, sentido São João do Araguaia. Os entorpecentes foram apreendidos em operações da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Guarda Municipal.
Nessa guerra contra o tráfico de drogas, o superintendente de Polícia Civil, Thiago Carneiro, destaca o grande o apoio do Canil da Guarda Municipal. Os cães farejadores têm sido fundamentais para encontrar entorpecentes, que estão escondidos em locais difíceis, como lataria de veículos e em meio a outras cargas transportadas pela região.
“Eles vêm contribuindo de forma significativa na apreensão de drogas. Vale ressaltar também que o Disque Denúncia é muito importante. É uma das ferramentas que sempre utilizamos. A ajuda da população é fundamental para que a informação chegue à polícia e para que possamos apurar in loco”, frisa Thiago Carneiro.
Além da droga, também foram destruídos mais de seis mil CDs e DVDs piratas aprendidos em ações anteriores.
Tina DeBord