Há vários dias, um poste de energia localizado à margem direita do Rio Itacaiunas, um pouco abaixo da ponte, ameaçava tombar, e nesta quarta-feira (29), a ameaça se concretizou: ele tombou para dentro do rio. A fiação passou a causar preocupação para quem passa em cima da ponte, geralmente de bicicleta ou moto, e ainda para os pescadores, que temem levar choque.
Ontem (28), o fotógrafo Jordão Nunes foi registrar um avião da Azul que descia para pouso no aeroporto, passando por cima da ponte e flagrou a estrutura metálica em posição oblíqua, ameaçando cair no rio. O poste é anterior à enchente de 1980, mas já não servia mais para os padrões atuais de eletrificação.
Na manhã desta quarta-feira, um vídeo circula nas redes sociais mostrando que ele havia caído para dentro do rio.
A Reportagem do Blog entrou em contato com a Assessoria de Imprensa da Equatorial, que garantiu que a fiação não estava energizada, enviando a seguinte nota:
“A Equatorial Pará informa que suas equipes estão mobilizadas para remover a rede elétrica que cedeu abaixo da ponte sobre o Rio Itacaiunas, em Marabá, nesta quarta-feira, 29.
Informa ainda que a rede elétrica cedeu devido ao aumento do nível do rio e às fortes correntezas. O respectivo circuito não estava energizado, por esse motivo, nenhum cliente foi afetado. A retirada da estrutura será realizada por medidas de segurança”.
(Ulisses Pompeu)