Ainda falta mais de um ano para as eleições para prefeito e vereador. A única certeza que se tem, em Marabá, é que o atual gestor municipal, Tião Miranda, não será mais candidato, abrindo espaço para uma disputa acirrada, tanto no âmbito externo, quanto no interno, no grupo do próprio prefeito.
Como já relatado neste Blog anteriormente, havia vários pré-candidatos tentando se encostar em Miranda na busca de ser o indicado do prefeito que recebeu mais de 80% dos votos válidos nas últimas eleições e continua bem avaliado em pesquisas de consumo interno. Até mesmo o petista Dirceu ten Caten já demonstrou esse interesse.
Mas aos poucos os nomes vão sendo filtrados e, atualmente, há apenas dois que se arvoram na corrida pré-eleitoral para agradar o chefe e ganhar a aprovação real. Se perguntar a ambos, vão jurar que não estão em disputa nenhuma e que são amigos; são, mas estão.
O vice-prefeito Luciano Dias já sabe que precisará provar ao patrão que tem carisma e capilaridade para enfrentar adversários fortes nas urnas, como Chamonzinho e o já citado Dirceu ten Caten, que se organiza para colocar seu nome nas urnas com as bênçãos do PT.
Embora seu DNA seja de uma pessoa introspectiva, que nunca gostou de exposição, ele foi convencido por assessores a frequentar todos os tipos de eventos na cidade – de festa de aniversário de um ano de idade a reuniões de associações de bairros, além de formaturas e outros encontros onde há gente. Ele tem o perfil de administrador de Miranda, dentro de gabinete, mas terá de provar que o sorriso que vem mostrando nas fotos de suas redes sociais nos últimos meses é de uma pessoa popular.
Dias é o manda-chuva das secretarias de Saúde e Educação, as duas maiores de Marabá, com cumulativo de mais de 7 mil servidores. Todavia, são também as duas que mais desgastam o governo de Tião Miranda, seja por falta de atendimento de qualidade em hospitais e postos de saúde, ou por embates na luta por melhorias salariais para os professores. Ou seja, são facas de dois gumes.
Seu concorrente direto é o atual secretário de Obras, Fábio Cardoso Moreira. Considerado um nome mais alinhado ao perfil construtor de Tião, nos últimos meses tem buscado uma superexposição nas redes sociais, estando sempre acompanhado de um social media.
Na última semana, inclusive, Moreira mandou postar vídeos e fotos para anunciar o início dos trabalhos da empresa contratada para construção da nova ponte sobre o Rio Itacaiunas. Esperto, ele tem feito de tudo para que o protagonismo da obra cole nele.
Neste domingo (14), quando se comemora o Dia das Mães, ele fez uma coisa que não há registro antecedente em suas redes sociais, ao publicar um vídeo parabenizando as mães, aglutinando fotos de várias mulheres-mães, possivelmente a maioria servidoras da poderosa Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas (Sevop), onde ele é o xerife e tem centenas de funcionários sob sua gestão. Anteriormente, seus domingos eram marcados por imagens de corridas de rua que participa em Marabá e várias outras cidades Brasil afora.
Aliás, o secretário está focando, também, em obras para beneficiar arenas esportivas, um segmento ao qual ele é bastante ligado e no qual Luciano Lopes não transita com frequência nem tem tanta abertura.
Se a decisão pela escolha de qual dos dois será o abençoado por Tião Miranda demorar muito, como sempre demorou, Moreira e Lopes terão de passar muito mais tempo se expondo nas redes sociais, inclusive impulsionando conteúdos.