Foi encaminhado na última segunda-feira (30) ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) o processo em que a Prefeitura de Marabá trata da concessão do transporte coletivo urbano local. O governo de Tião Miranda vai, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Institucional, apreciar as propostas comerciais do menor valor de tarifa do serviço público no dia 30 de abril. A informação foi levantada com exclusividade pelo Blog do Zé Dudu, que folheou as 24 páginas do edital da concorrência
O valor médio estimado pela prefeitura da tarifa como ponto de partida para a licitação é de R$ 3,76. A concessão tem prazo de 20 anos e, nesse período, o faturamento médio da empresa vencedora poderá chegar a R$ 878,62 milhões, conforme apurou o Blog ao analisar a memória de cálculo que fundamenta os valores. É que a conta da gestão marabaense considera um universo de usuários do transporte coletivo na maior cidade do sudeste do Pará estimado em 973,6 mil pessoas por mês — mas apenas pessoas que pagam tarifa integral. Não são consideradas desse universo as gratuidades.
De acordo com a Prefeitura de Marabá, a concessão tem em vista organizar e racionalizar o serviço de transporte público coletivo a fim de garantir o deslocamento da população com “regularidade, continuidade, eficiência, segurança, conforto, atualidade, generalidade, liberdade de escolha, cortesia na sua prestação, modicidade das tarifas, defesa do meio ambiente e do patrimônio arquitetônico e paisagístico, respeito às diretrizes de uso do solo e de pleno respeito aos direitos dos usuários e dos concessionários”. O governo Tião também diz que pretende implantar a operação plena da Rede de Transporte Coletivo de Marabá (RTCM), que inclui os serviços de integração, monitoramento e bilhetagem, entre outros serviços.
Curiosidades
O Blog levantou que a extensão média das linhas na RTCM estabelecida nas áreas urbanas é de 20,48 quilômetros, considerando-se o percurso completo de ida e volta, com variação de 7 Km (rota da Folha 10, 11, 12) a 34 Km (rota Murumuru). Segundo a prefeitura, as linhas com mais de 30 Km representam 19% do total. No horário de pico, o cumprimento médio das linhas é feito em 42 minutos.
São cumpridas 1.260 viagens em dias úteis, 850 aos sábados e 710 aos domingos. Os destinos mais frequentes são liderados pelos complexos Cidade Nova, Nova Marabá e Cidade Jardim, mas os maiores contingentes de usuários de transporte público estão nos núcleos Morada Nova e São Félix. O Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) estima que 41.580 passageiros sejam transportados nos coletivos de Marabá diariamente. É como se uma população inteira do tamanho da cidade de Rondon do Pará embarcasse no transporte público local o dia todo.