Na próxima terça-feira. 5/3, a Tecnored e a Vale iniciarão as inscrições para novas turmas do programa “Tecnored Capacita”. Dessa vez serão ofertadas 40 vagas para o curso de Técnico em Metalurgia e outras 40 para o de Técnico em Química. Os interessados poderão se inscrever nos dias 5 e 6 de março, somente de forma presencial, no prédio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), no núcleo Nova Marabá.
Poderão participar da seleção pessoas com ensino médio completo e idade mínima de 17 anos. No ato da inscrição, o candidato deverá optar por apenas um dos cursos ofertados e, também, apresentar cópia e original de documento de identificação, com foto; CPF; comprovante de residência, como conta de energia, água ou telefone; e comprovante de escolaridade (certificado de conclusão do ensino médio e histórico escolar).
Pelo menos 80% das vagas serão destinadas à população de Marabá. As restantes poderão ser preenchidas por moradores de outros municípios da região. Além disso, para incentivar a participação feminina em áreas técnicas, metade das vagas será destinada a mulheres. Pessoas com deficiência também poderão se inscrever.
Outros detalhes, como etapas da seleção, carga horária e período de realização dos cursos, podem ser conferidos no Edital nº 02/2024/CEP MRB. O documento está disponível no site www.senaipa.org.br.
De acordo com a Gerente de Cultura da Tecnored, Patrícia Marçal, para além da qualificação técnica ofertada, a partir de ações afirmativas, o programa ajuda a tornar o mercado de trabalho mais inclusivo. “Entendemos que a educação é o caminho para a transformação social. Por isso, uma das grandes conquistas do ‘Tecnored Capacita’ é promover o acesso de mulheres aos cursos, possibilitando que se destaquem e cresçam profissionalmente nessas carreiras”, afirma a gestora.
Com novas turmas, programa passará a beneficiar 400 pessoas
Este é o terceiro ciclo de cursos do “Tecnored Capacita”. Em 2023, o programa ofertou 355 vagas, sendo 180 delas em cinco cursos técnicos na área industrial e outras 175 em sete turmas de qualificação e aperfeiçoamento profissional de média duração. Agora serão oferecidas mais 80 vagas para a comunidade.
Foi pensando em novos desafios que Suelem Silva, de 37 anos, decidiu participar da primeira turma de Técnico em Metalurgia. As aulas iniciaram em março de 2023 e os alunos já estão na etapa prática do curso. “Pensei em fazer algo novo e me identifiquei com metalurgia assim que li o edital. O curso tem sido maravilhoso. Estamos adquirindo conhecimentos práticos e teóricos. A cada dia é uma novidade e, para mim, é tudo novo, já que sou pedagoga de formação”, conta ela.
O que é a Tecnored?
A Tecnored é uma subsidiária 100% Vale, focada no desenvolvimento de ferro-gusa de baixo carbono, por meio do uso de fontes de energia, como biomassa, gás de síntese e hidrogênio, que emitem menos CO2 (dióxido de carbobno) que os processos tradicionais de fabricação de gusa verde. No Brasil, a primeira planta comercial dessa tecnologia inovadora está sendo construída no Distrito Industrial de Marabá, como parte das soluções desenvolvidas pela Vale para a descarbonização da indústria siderúrgica no país.
As obras foram iniciadas em 2022 e, atualmente, contam com mais de 200 profissionais contratados, entre diretos e indiretos. A previsão de conclusão é 2025.
Paralelamente às obras civis, a Tecnored desenvolve outras iniciativas que contribuem para o desenvolvimento social de Marabá. Além do programa “Tecnored Capacita”, como cumprimento das condicionantes estabelecidas no processo de implantação do empreendimento, a subsidiária Vale firmou convênio com a Prefeitura Municipal para apoiar a reforma e ampliação de duas escolas públicas, com um aporte de R$5,1 milhões. Também produziu uma cartilha educativa sobre prevenção da poluição hídrica que será utilizada ao longo do ano com estudantes do 5º ano do ensino fundamental da rede pública municipal.
Serviço
O quê? – inscrições para novas turmas do programa “Tecnored Capacita”.
Quando? – 5 e 6 de março, das 8h às 11h e das 14h às 20h. Inscrições somente presenciais.
Onde? – Senai (Folha 31, Setor Especial, Nova Marabá – Marabá/Pará).
Quanto? – É de graça.
(Ascom Vale)