Marabá: Projeto Orquestra Vai à Praça oferta oficinas pedagógicas, de música e matemática, para alunos de escolas públicas

Oficina acontece nesta quarta-feira (2), na Escola Basílio Miguel, no Bairro Amapá

Continua depois da publicidade

Além de concertos de música instrumental nos municípios de Marabá, Parauapebas e Curionópolis, o projeto “Orquestra vai à Praça”, que está na segunda edição, oferece uma contribuição pedagógica por onde passa, com oficinas dedicadas a alunos dos 4º e 5⁰ ano do ensino fundamental em escolas públicas. O projeto é uma realização da TheRoque Produções e Ministério da Cultura do Governo Federal, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e conta com apoio institucional das Prefeituras de Marabá, Parauapebas e Curionópolis.

Com o tema “Dinâmicas musicais para o ensino da matemática via ensino colaborativo”, as oficinas da segunda edição do projeto visam mostrar as possibilidades de aprender matemática com a música, estimulando o raciocínio lógico, usando alguns instrumentos musicais. Em Marabá, a oficina acontece nesta quarta-feira, dia 2 de abril, na Escola Basílio Miguel, no bairro Amapá, núcleo Cidade Nova, a partir das 14h. 

O ministrante, o maestro da Carajazz Marabá Orquestra que promove os concertos do projeto, também pedagogo e musicoterapeuta, ressalta que será abordado um pouco do conteúdo da pesquisa de mestrado em Educação em Ciências e Matemática, que está fazendo pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), em que trata a música como ferramenta didática para o ensino da matemática, na perspectiva da educação especial. 

“A gente quer envolver os alunos e também os professores nessa didática, no objetivo de contribuir com o ensino da matemática e mostrar que a música está presente no aprendizado deles. Durante a oficina, vamos usar xilofone infantil e os sinos, que também são afinados nas sete notas, para estimulá-los a tocar a melodia no final. Tem outros recursos de bambolê e outras atividades. Eu garanto que vai ser algo bem dinâmico mesmo, bem divertido para as crianças”, promete o maestro.

Ele enfatiza que antes da realização, há uma espécie de estudo, onde os próprios educadores da escola confeccionaram o material, conforme a realidade do ambiente e embasado nos critérios da BNCC e grade curricular da escola. O fruto disso será utilizado na sala de aula posteriormente. 

A professora Glaucilene de Moraes Silva, que leciona para as turmas A e B do 3º ano, na Escola Basílio Miguel, ressaltou que a temática matemática e música “é uma abordagem interdisciplinar rica e envolvente, capaz de despertar o interesse dos alunos e proporcionar uma aprendizagem mais significativa. Cria-se um ambiente de aprendizagem mais interativo e lúdico, favorecendo a participação dos alunos, pois muitos dos alunos têm dificuldade com a matemática. E a música pode ser um caminho para motivá-los, tornando a aprendizagem mais acessível e prazerosa”.

Vale enfatizar que em Marabá, a oficina vai acontecer no dia 2 de abril, a partir das 14h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Basílio Miguel dos Santos, localizada na Rua das Cacimbas, S/N, bairro Amapá, núcleo Cidade Nova. Já em Parauapebas e Serra Pelada, as oficinas serão ministradas nos dias 23 de maio e 13 de junho, respectivamente. 

Saiba mais 

O projeto “Orquestra vai à praça” inicia a turnê desta edição no encerramento da programação oficial de aniversário de Marabá, com apresentação da Carajazz Marabá Orquestra no domingo, 6 de abril, na Praça São Félix de Valois, na Marabá Pioneira, a partir das 20h. Mas a programação inicia com Feira do Pôr Sol, às 17h, e discotecário Paulo Vinil, às 19h. Os demais concertos acontecem em Parauapebas, no dia 24 de maio e no distrito de Serra Pelada, em Curionópolis, no dia 14 de junho.

(Texto: Sávio Calvo)

plugins premium WordPress