O projeto socioeducativo Passaporte para Vitória (PPV) chega a Marabá nesta quarta-feira (28), às 16h, com a participação do ex-lateral do Flamengo, Léo Moura e do senador Zequinha Marinho (PODEMOS-PA). Na ocasião, será realizada programação destinada a centenas de crianças e adolescentes na quadra do Arena do Tatuzão, no Vale Itacaiúnas, e o lançamento da copa de futebol do projeto.
A primeira edição da Copa Passaporte Para Vitória tem início na próxima segunda-feira (3) e segue até o dia 27 de agosto, com partidas envolvendo os 25 polos regionais do projeto no estado. Os atletas de Marabá e Jacundá jogarão entre 7 e 12 de agosto.
O PPV foi desenvolvido pelo Ministério do Esporte, com gestão do Instituto Léo Moura. No Pará, é realizado em parceria com o parlamentar desde outubro de 2022. Seu objetivo é gerar oportunidades para crianças e jovens dos 5 a 17 anos, por meio do incentivo à prática esportiva, aos 7,5 mil alunos paraenses, com atividades esportivas e de formação cidadã, garantidas por proposições de emendas de Zequinha Marinho.
Entre as crianças contempladas pelo PPV está Andrey Lopes, de 11 anos, morador da Nova Marabá, que participa desde janeiro deste ano. Ele nasceu com má formação nas mãos e pés, sendo acolhido e recebendo a atenção necessária do projeto, onde joga e se integra à atividade esportiva junto aos 668 alunos dos dois polos de Marabá, graças às órteses que utiliza no lugar dos pés.
“O Andrey é um exemplo e acaba se tornando uma referência a todos os meninos e meninas que participam de nosso trabalho. Ele é tão bom zagueiro quanto batedor de falta,” diz a coordenadora do projeto Marabá 2, Gisele Barbosa.
O jogador e o parlamentar prosseguem na agenda de visita e divulgação da competição, visitando Jacundá, Tailândia e Ananindeua nesta quinta (29) e Capitão Poço, Capanema e Castanhal nesta sexta (30).