A Universidade do Estado do Pará (Uepa), em parceria com o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), promove um curso voltado para o aperfeiçoamento de órgãos fiscalizadores na identificação de madeira e carvão vegetal de espécies comerciais da Amazônia. Com o apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), o evento ocorre de 16 a 19 de setembro, no Laboratório de Ciência e Tecnologia da Madeira, no Campus VIII da Uepa, em Marabá.
Coordenado pelo professor Dr. Luiz Eduardo de Lima Melo, do Departamento de Ciências Florestais da instituição, a capacitação é direcionada a servidores que atuam no combate ao comércio ilegal de madeira na Amazônia. O credenciamento tem início na próxima segunda-feira (16), às 8h, com uma mesa de abertura a partir das 8h30, no miniauditório do Bloco IV, formada por representantes da PRF, Semma, Ibama e MPPA.
No mesmo dia, serão discutidos temas como a taxonomia e sua importância na fiscalização de madeiras, bem como a caracterização das partes de uma árvore e características organolépticas da madeira utilizadas na triagem e identificação. Nos dias seguintes, as aulas abordarão aspectos anatômicos da madeira e carvão vegetal, com destaque para a distinção de espécies florestais por meio de visualização macroscópica e microscópica.
O curso também incluirá atividades práticas. Na próxima quarta (18), será demonstrado o uso de ferramentas como a lupa conta-fios, que auxilia na identificação em campo das principais espécies de madeira transportadas e comercializadas no sudeste do Pará. No último dia, os alunos realizarão práticas de identificação de madeiras na xiloteca do campus, além de participarem de uma mesa redonda sobre ferramentas portáteis de identificação de madeira e carvão vegetal, com palestrantes de instituições nacionais e internacionais.
O encerramento do evento está previsto para as 18h do dia 19, com a participação de profissionais renomados na área de anatomia de madeiras, como o Dr. Paulo Ricardo Gherardi Hein, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), e a Dra. Adriana Donizetti Carvalho Costa, da Mississippi State University. A equipe de organização inclui estudantes de graduação e pós-graduação da Uepa.