No ano passado, o projeto de capacitação esportiva do Instituto para o Desenvolvimento do Esporte e da Cultura (IDEC) rodou sete cidades em quatro estados brasileiros. Neste mês de março, a iniciativa gratuita retorna ao Pará, dessa vez em Marabá. Referência e pioneira no país, é direcionada para profissionais do terceiro setor e do poder público.
Com patrocínio da Vale, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, o projeto fez sucesso quando passou por Parauapebas, no sudeste do estado, em outubro de 2023. Em Marabá, serão disponibilizadas 60 vagas. As aulas, entre teóricas e práticas, têm o intuito de levar conhecimento nas áreas de gestão e financiamento esportivo.
“A Lei de Incentivo ao Esporte é uma excelente ferramenta para o desenvolvimento esportivo no Brasil, seja na base ou no alto rendimento. E, com esse curso, procuramos capacitar profissionais em várias cidades para que eles otimizem os conhecimentos sobre essa legislação e façam parte dessa corrente de democratizar o esporte pelo país,” disse Leonardo Castro, especialista em gestão esportiva, que ministra o curso ao lado de João Mandarino, outra referência na área.
Este será o oitavo município atendido pelo projeto, que já esteve no Rio de Janeiro (RJ), São Luiz (MA), Parauapebas (PA) e Vitória (ES), além de Brumadinho, Sete Lagoas e Ipatinga, em Minas Gerais. Em todos os locais, a lotação foi máxima.
A edição marabaense acontece no Inacio’s Plaza Hotel, no bairro Nova Marabá, entre os dias 20 e 22 de março. As inscrições estão abertas pelo site da iniciativa.