Na última quinta-feira (1º), o nível do Rio Tocantins estava em 3,83m; cinco dias depois, a régua fluviométrica indicava a cota de 6,02m. Mais de 2 metros de diferença em menos de uma semana. Apesar disso, a Defesa Civil de Marabá ainda não iniciou o cadastro de famílias, mas vem monitorando a subida das águas duas vezes por dia: às 7h e às 17h.
De acordo com a entidade, por enquanto, apesar da espantosa subida, o nível do rio está se comportando de forma normal. O nível municipal de alerta para enchentes é de dez metros.
Dois fatores provocam o avanço das águas. O primeiro são as chuvas que caem na Região Norte do país, impactando principalmente o Rio Itacaiúnas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) chegou a emitir “alerta laranja” para a região, indicando chuvas fortes nos próximos dias.
O segundo fator são as chuvas que caem no Centro-Oeste do Brasil, notadamente na chamada região da Serra Dourada, nascente do Rio Tocantins, para a qual a previsão do Inmet é de chuvas pelo menos até o próximo dia 19.
Todos os anos, pelo menos 8 mil famílias – cerca de 40 mil pessoas –, de pelo menos 20 bairros, são atingidas pela cheia dos rios Itacaiúnas e, principalmente, Tocantins em Marabá.