6.134 atendimentos de emergência realizados em 2015. Esse é o número de ocorrências registradas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu – 192), do município de Marabá. O levantamento foi feito pela diretoria do órgão e divulgado nesta quarta-feira (20).
Quando da divulgação dos dados, o coordenador administrativo do Samu, Luís Antônio Grafulha Monteiro, alertou para o fato de que muitos chamados não são para situações de urgência e emergência, mas para situações que fogem do objetivo do serviço, como, por exemplo, para transportar alguém a uma Unidade de Saúde.
Ao ligar para o número 192, a solicitação é avaliada a partir das informações fornecidas por quem pede socorro. Por conta disso, é necessário responder alguns questionamentos para garantir o encaminhamento mais adequado e que permita ao médico regulador prestar as primeiras recomendações sobre o socorro, ainda pelo telefone, enquanto a pessoa aguarda a chegada da ambulância.
Caso a situação não se caracterize como urgência, o cidadão é orientado de como deverá proceder sobre tal situação.
Samu, 10 anos
Conforme os dados divulgados, de outubro de 2005, quando o serviço começou a operar em Marabá, até o último mês, o Samu contabilizava 71.445 atendimentos, o que corresponde a aproximadamente 27,3% da população de Marabá, segundo estimativa do IBGE, que é de 262.085 habitantes.
Diante disso, nesses mais de 10 anos, foram contabilizados 11.548 atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito e mais de 13,6 mil ocorrências clínicas de adultos. Entre outros 15 tipos de ocorrências atendidas, as quedas também foram significativas, despontando na estatística do Samu – 192 com mais 1.890 atendimentos.
Foto: Helder Messiahs