Uma carreta com carregamento ilegal de manganês foi apreendida, nesta quinta-feira (2), por fiscais da Secretaria da Fazenda do Pará (Sefa) lotados na Coordenação de Mercadorias em Trânsito de Carajás, com sede em Marabá, no sudeste do estado. O carregamento, de 32 toneladas do minério, era oriundo de Senador José Porfírio, no sudoeste do Pará, e tinha como destino à cidade mineira de Sete Lagoas.
A apreensão ocorreu no km 9 da rodovia BR-230 (Transamazônica). Segundo o coordenador da unidade fazendária, Gustavo Bozola, a equipe de fiscalização abordou a carreta e, na verificação da documentação, percebeu-se a falta de idoneidade da empresa e da documentação. “Além da empresa ser uma madeireira e não exercer a atividade de comercialização de minério, foi constatada a simulação do pagamento do ICMS e a ilegalidade do produto”, afirmou o coordenador.
Ele explicou que, como a mercadoria é ilegal, a Sefa não fez autuação referente ao ICMS e comunicou à autoridade competente para entregar a mercadoria. “De imediato acionamos a Polícia Federal, com quem temos uma parceria na fiscalização, e a carreta foi encaminhada para as medidas cabíveis”, acrescentou Gustavo Bozola.
Tina DeBord – com informações da Sefa