Marabá: Servidores da Unifesspa realizam ato público nesta quarta (16)

Entre as reivindicações da categoria estão um reajuste salarial e o fim dos cortes na Educação
(Foto: Evandro Medeiros/Unifesspa)

Continua depois da publicidade

No município de Marabá, no sudeste do estado, uma paralisação das atividades dos servidores da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) está prevista para esta quarta-feira (16), seguida por um ato público, realizado às 16h, em frente à Unidade I da instituição – localizada na Folha 31, Nova Marabá. Organizada pelo Sindicato dos Docentes da Unifesspa (SindUnifesspa), a categoria reivindica pelos seus direitos, assim como os dos estudantes e de outros setores da comunidade local.

As principais pautas reivindicadas são o reajuste salarial de 19,9% para a categoria e o fim da política de cortes na Educação, além da revisão da situação do Restaurante Universitário (RU) da Unifesspa, considerado o mais caro do Brasil. Ainda é levantado um protesto contra a retirada do transporte universitário gratuito e contra a escassez de ônibus que transitam entre as unidades da instituição em Marabá, provando superlotação em plena pandemia. Por fim, o ato público luta por uma educação pública gratuita e de qualidade.

Segundo a professora Cinthya Marques, diretora do sindicato, o preço da alimentação e do combustível não está cabendo no orçamento dos servidores e muito menos dos desempregados. Por isso, além do SindUnifesspa, outros sindicatos, entidades e movimentos sociais também farão parte da manifestação na tarde desta quarta-feira.

Em relação ao reajuste salarial, a sindicalista explica que o governo federal concedeu reajuste para apenas uma parcela da categoria. “Precisamos também ser valorizados,” observa, apontando a defasagem salarial de grande parte dos servidores públicos, há pelo menos cinco anos.