A partir desta segunda-feira, 14, a Secretaria Municipal de Saúde de Marabá (SMS), por meio do Departamento de Atenção Básica (DAB) e Imunização, fará busca ativa das crianças entre 5 e 11 anos de idade que ainda não se vacinaram. A estratégia da SMS é realizar ações itinerantes para fortalecer o combate ao coronavírus no município. A primeira ação está programada para acontecer no polo Morada Nova, nos dias 14 e 15, como informa Sheila Macedo, diretora do DAB.
“Vamos começar pelos polos de Morada Nova e São Félix, cada Unidade de Saúde vai estar traçando sua estratégia. Serão pontos volantes que com apoio do carro de som avisaram a população onde eles estarão para oferecer”, informa a diretora.
No núcleo São Félix, a vacinação itinerante deve acontecer nos dias 16 e 17 e no Residencial Magalhães no dia 18. De acordo com Fernando Gomes, coordenador da Imunização no município, a meta do município é vacinar 35.500 crianças nessa faixa etária e, com as ações itinerantes, o objetivo é imunizar ao menos 5 mil novas crianças. Até esta sexta-feira, 11, o município havia vacinado apenas 2.194. “A procura está baixa e queremos alcançar esse público, temos vacina e não podemos perder”, ressalta o coordenador.
Panorama da vacinação em Marabá
O município de Marabá já vacinou 180.006 pessoas com a primeira dose da vacina e 125.552 já completaram o esquema vacinal. Quanto à dose de reforço, 17.144 pessoas já garantiram a terceira dose. Depois das crianças a partir dos 5 anos de idade, quem menos tem procurado a vacina são os adolescentes a partir dos 12 anos. Dos 22.929 vacinados com a primeira dose apenas 7.412 buscaram a segunda.
“As Unidades de Saúde continuam a vacinar todos os dias, de segunda a sexta. É de suma importância completar o esquema vacinal, visto que o Ministério da Saúde preconiza duas doses, mais uma dose de reforço. Estamos fazendo a mobilização para aumentar a demanda pela vacina”, ressalta Sheila Macedo.
A vacinação contra a covid-19 está disponível nas UBS para pessoas a partir dos 5 anos de idade, bem como, a aplicação da 1ª e 2ª dose para adolescentes e jovens. A 3ª dose pode ser aplicada em pessoas com mais de 18 anos que tenham quatro meses de intervalo da 2ª dose. No momento, apenas algumas Unidades Básicas de Saúde dispõem do imunizante Pfizer. Novas remessas do imunizante são aguardadas. Para ser vacinada, a criança deve estar acompanhada de um responsável legal, e apresentar cartão SUS.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Arquivo SECOM