Nesta terça-feira (12), a Tecnored e a Prefeitura de Marabá assinaram termo de doação no valor de R$5,1 milhões para reforma e ampliação de duas escolas municipais, sendo uma delas a João XXIII, localizada na Vila Café, área de influência do projeto. As obras serão executadas pelo município.
Prevista no Termo de Compromisso firmado com a Secretaria Municipal de Planejamento e Controle e a Superintendência de Desenvolvimento Urbano, a iniciativa é uma das medidas compensatórias relativas à implantação da Tecnored em Marabá, subsidiária 100% da Vale, focada no desenvolvimento de ferro-gusa de baixo carbono.
Outra ação prevista neste Termo é a doação da cartilha educativa “Protegendo os rios de Marabá”. Cerca de 4 mil exemplares foram entregues à Secretaria Municipal de Educação. O material será distribuído para alunos do 5º ano do ensino fundamental da rede pública, com o objetivo de incentivar a prevenção da poluição hídrica. Ao longo de cinco anos, o empreendimento doará 20 mil exemplares da cartilha.
Capacitação
Em Marabá, a Tecnored desenvolve outras iniciativas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população local. Uma delas é o programa Tecnored Capacita, que é realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e oferece cursos de qualificação e aperfeiçoamento profissional gratuitos para moradores de municípios da região. Atualmente, mais de 250 pessoas participam do programa.
Sobre a Tecnored
A Tecnored é focada no desenvolvimento de ferro-gusa de baixo carbono, por meio do uso de fontes de energia, como biomassa, gás de síntese e hidrogênio, que emitem menos CO2 que os processos tradicionais de fabricação de ferro-gusa. A unidade está sendo construída no Distrito Industrial de Marabá. As obras de construção foram iniciadas em 2022 e, atualmente, contam com cerca de 185 profissionais contratados, entre colaboradores diretos e terceirizados. A previsão de conclusão é 2025.
(Ascom Vale)
1 comentário em “Marabá: Tecnored e prefeitura assinam termo de doação para reforma de duas escolas”
Louvável a iniciativa da empresa, mas chamo à atenção aos 145 milhões que a atual gestão deve aos professores do município, esses estão distribuídos em vários itens que compõem o salario do profissional; Promoções vertical ,horizontai e o próprio salario base que apesar do governo federal fazer os repasses ao município o deposito em conta aos servidores da educação esse não acontece provocando assim descontentamento geral. Em uma breve comparação dos vencimentos do estado e município, tomando pelo inicio da gestão Tião Miranda, um servidor do município, ganhava a mais que o mesmo servidor do estado em torno de 25%, depois de 7 anos o mesmo servidor do estado logra aumento na casa de 40% acima do município de Marabá e isso é uma vergonha pois muitos servidores estão deixando essa prefeitura e buscando novas oportunidades aja vista ela ser a que pior remunera seus colaboradores, nesse natal não temos o que comemorar mas temos muitas decisões por tomar, buscar nova realidade, fugir do preconceito, ter valor próprio essa é a meta.