Na manhã desta terça-feira (14) acontece um protesto pedindo melhorias no transporte público municipal de Marabá. A principal pauta é o aumento da frota de veículos. A cidade, que tem mais de 266,5 mil habitantes, conta com apenas 17 veículos, quando o ideal seriam pelo menos 70, conforme relatório apresentado na última reunião sobre o assunto na Câmara Municipal (CMM).
A cidade já chegou a ter 60 veículos, caiu para 40 e agora esse número diminuiu ainda mais. Diante do problema, que vem se agravando ao longo dos anos, diversos protestos já foram feitos, e foi criado inclusive um coletivo liderado principalmente por estudantes universitários denominado “Cidade para Todos”, que encabeça a manifestação desta terça.
Entre as pautas estão também pedidos de passe livre estudantil, ampliação da chamada rota universitária, assim como maior transparência quanto aos gastos com o setor; e ainda mais ônibus com estrutura que permita acessibilidade e, também, integração entre as rotas.
Muitos clandestinos
Representantes de uma empresa de transporte, durante debate sobre o assunto na CMM recentemente, explicaram que os prejuízos no setor têm sido grandes em Marabá, notadamente por causa do chamado transporte clandestino. Segundo eles, entre automóveis que atuam por aplicativos e mototaxistas clandestinos, existem pelo menos 5 mil veículos circulando em Marabá. Tudo isso sem contar com os mototaxistas regularizados e táxis lotação.
Diante desse cenário, os ônibus existentes em Marabá, que já são pouquíssimos, têm atendido principalmente estudantes e pessoas com direito à gratuidade. Ou seja: o lucro do setor tem sido pequeno.
A esperança para que o transporte público volte a atender de forma minimamente digna é a conclusão do terminal de integração, cujas obras iniciaram em 2019 e a prisão de conclusão será em dezembro próximo.
1 comentário em “Marabá tem 17 ônibus urbanos para 266,5 mil habitantes”
Boa noite me chamo José Saraiva, sou servidor público Engenheiro civil e especialista em engenharia Urbana pela Unifesspa, gostaria de explanar aos senhores que estou servidor a 12 anos, e quando prestava expediente na SMSI, a pedido do titular da pasta dei inicio ao estudo de viabilidade relativa ao transporte público de marabá e seus gargalos, com o passar das semanas e meses ja com um espesso conteúdo produzido, fiquei a vontade para dar início à pesquisa de campo, mas ao levar o progresso dos trabalhos ao secretario o mesmo solicitou que parasse o devido estudo. Sua justificativa seria que o prefeito não iria ficar feliz com o resultado ali produzido. Pois bem, o terminal que está para ser inaugurado é um erro de 4,5 milhões. Não vai muito além de uma área coberta e sinto muito, mais não vai além disso. Quanto ao seu objeto ou melhor, objetivo, esse esta perdido, confuso e pode ser tudo, menos a solução para a crise do transporte público de marabá. Também é um equivoco a ausência de regulação do transporte de moto táxi, taxi lotação. o transporte sobre duas rodas o passageiro corre um enorme perigo ao contratar esse serviço, sua acessibilidade é zero, ele vai de encontro a um calhamaço de normas e regras quando se trata de segurança ao transporte de pessoas. O município virou uma miscelânea de constantes erros, e cada erro quem paga pela espera, demora é o contribuinte, que caro paga, para manter representantes que não representam, pelo transporte que não transporta e recebe mensalmente a bagatela de 200k,(LEI Nº 18.105, DE 20 DE ABRIL DE 2022),
para o continuo desrespeito com o marabaense.