A realização do Marabá Jazz Festival é uma das duzentas propostas culturais aprovadas, entre as mais de
duas mil enviadas, na primeira Chamada Vale de Patrocínios Culturais, a serem realizadas com incentivos da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
O evento, de música instrumental, a ser realizado pela TheRoque Produções, deve acontecer em julho do ano que vem, considerando, até lá, o comportamento da pandemia de covid-19. Serão três dias que contarão com até 12 apresentações.
“No programa do festival, além da programação musical, há ações de capacitação e treinamento voltadas para músicos, produtores e técnicos, cujo objetivo é promover qualificação no setor e fortalecer a cena musical da cidade e das regiões sul e sudeste do Pará”, destaca o produtor cultural Jackson Gouveia.
A chamada “música popular instrumental brasileira”, ou ainda o “jazz brasileiro”, como o “improviso” de Jacob do Bandolim, é muito apreciada no Brasil, todavia ainda se concentra em círculos culturais restritos meio as grandes cidades e bairros mais nobres.
O Marabá Jazz Festival busca dialogar com o princípio da democratização cultural ao fomentar o acesso aos bens culturais para a população de Marabá. Fazendo com que a comunidade local possa experimentar sessões gratuitas de jazz brasileiro, notadamente reconhecido como um dos grandes expoentes da música instrumental mundial, finaliza.
Chamada Vale
A Chamada Vale de Patrocínios Culturais tem o objetivo de fomentar a realização de projetos culturais que valorizem os nossos patrimônios e identidades. Realizada com recursos previstos no artigo 18 da Lei Federal de Incentivo à Cultura: “A União facultará às pessoas físicas ou jurídicas a opção pela aplicação de parcelas do Imposto sobre a Renda, a título de doações ou patrocínios, tanto no apoio direto a projetos culturais apresentados por pessoas.
“A TheRoque Produções comemora a qualificação do projeto e o aporte do patrocínio. Maiores detalhes do festival poderão ser conferidos nas nossas redes sociais”, observa Jackson Gouveia.
Por Eleuterio Gomes – Correspondente do Blog do Zé Dudu em Marabá