Por Eleutério Gomes – de Marabá
A primeira sessão da Câmara Municipal de Marabá, realizada nesta terça-feira (20), marcando o início dos trabalhos legislativos em 2018, seguiu a praxe tendo a presença do prefeito Sebastião Miranda Filho (PTB) e de seu vice Antônio Carlos Cunha Sá (Podemos), acompanhados de vários secretários municipais e dirigentes de autarquias municipais. O clima foi de agradecimento pela parceria entre o Legislativo e o Executivo, em virtude da harmonia que existe entre os dois poderes, independentemente de bandeira partidária.
Após abrir a sessão, o vereador Pedro Correa Lima (PTB), presidente da Casa, passou a palavra ao prefeito Tião Miranda, que agradeceu a todos os vereadores, destacando a importância de cada um, lembrando que o País vive um momento de criminalização da classe política e que, em muitos municípios, Câmara, prefeito e vice vivem em meio a desentendimentos.
Disse que em 2017 o município investiu 31,27% do orçamento na Saúde, o que possibilitou melhoramentos, entre eles a realização das cirurgias eletivas, a melhoria da estrutura, inclusive com a reforma das Unidades Básicas de Saúde, entre outros.
Ele lembrou também dos investimentos na Educação, que consumiram 27% do orçamento e do enxugamento dos gastos com pessoal, que antes representavam 56% e hoje consomem pouco mais de 49% das verbas orçamentárias.
Tião lembrou que 2017 foi um ano difícil porque encontrou um passivo de R$ 63 milhões, mas conseguiu recuperar a credibilidade do município e tirar o nome de Marabá da Cauc, antiga Central Única de Convênios do governo federal, hoje Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias – espécie de SPC das prefeituras.
Desse modo, ainda segundo o prefeito, ele conseguiu equilibrar as contas e fazer dezenas de investimentos também no setor de Infraestrutura, como drenagem e pavimentação, entre outras. “O Legislativo me deu tranquilidade para isso. A população está acima das questões políticas pequenas. Nós vamos passar e o município de Marabá vai ficar”, destacou Tião Miranda.
Ele agradeceu ainda a população e parceiros como o Exército e lembrou que ainda há muitos desafios pela frente, agradecendo também sua equipe de trabalho. “Eu sou apenas o capitão do barco e minha equipe é que faz tudo, com Deus nos ajudando”, encerrou.
O vice-prefeito Toni Cunha também se pronunciou rapidamente e salientou que a harmonia entre os dois poderes faz parte do processo de amadurecimento político. “Precisamos seguir dando o exemplo de que os interesses políticos, individuais e pessoais são menores que os interesses da coletividade”, enfatizou.
Logo depois, todos os vereadores fizeram uso da palavra, elogiando a postura do Executivo quanto ao trabalho em harmonia com o Legislativo e fizeram breves questionamentos relativos, principalmente a obras de infraestrutura, tendo o prefeito respondido a todos e informado que, a partir de maio próximo, quando o período de inverno já tiver passado, a cidade verá muitas obras de drenagem e pavimentação.
Participaram ainda da sessão: Mancipor Lopes, superintendente de Desenvolvimento Urbano; Vanda Américo, presidente da Fundação Casa da Cultura; KaramEl Hajjar, secretário de Planejamento e Gestão; Absolon Mateus, procurador-geral do Município; Adailton Sá, secretário de Agricultura; Alessandro Viana, secretário de Comunicação; Genival Crescêncio de Souza, pela Secretaria de Cultura; Ricardo Pugliese, secretário de Indústria, Comércio, Mineração, Ciência, Tecnologia e Turismo; Wender Moraes, pela Secretaria de Segurança Institucional; Sidney Miranda, diretor do HMM; Eloi Ribeiro, secretário de Esportes e Lazer; Luciano Dias, secretário de Educação; Aldo Maranhão, secretário de Gestão Fazendária; Marcones Santos da Silva, secretário de Saúde; Ricardo Moura, representando a OAB; tenente-coronel Furtado, pelo CPR-II da Polícia Militar; e Jorge Bittencourt, secretário Regional de Governo, entre outros convidados.