As obras de drenagem que estão sendo realizadas pela Sevop na Avenida Manaus, já começaram a dar resultados notórios aos moradores do Bairro Belo Horizonte após as últimas chuvas. Mesmo antes da finalização do serviço, o escoamento da água da chuva foi mais rápido evitando alagamento nas casas, situação que era comum. A obra da Prefeitura Municipal de Marabá, por meio da Secretaria de Viação e Obras (Sevop), está orçada em R$ 2.574.908.
Seu José do Espírito Santo trabalha no posto de combustível da Avenida Manaus e conhece bem o problema de alagamento que havia na rua. Depois das obras ele já viu diferença. “Dentro das casas não entrou mais. Das outras vezes a água custava escoar, dessa vez foi rápido”, relata o frentista.
A obra contempla um sistema de drenagem que vai aumentar a capacidade de coleta e ao mesmo tempo, de escoamento da água que se concentra rapidamente durante as chuvas.
Vangleydson Oliveira é comerciante e está otimista com a drenagem. “As obras ainda não foram concluídas, mas acredito que quando terminar vai resolver nosso problema. Dessa vez a água escoou mais rápido” confirmou ele.
O engenheiro Jaime Pessoa explica que “entre a Avenida Manaus com a Rua Curitiba há um ponto de inflexão, onde converge todas as águas daquela grande bacia que é formada pela Avenida Manaus, desde a Avenida Nagib Mutran. Dá quase 400 mil metros quadrados de área e a concentração de água é muito rápida”, conta.
Ainda segundo Jaime, no local, existe um PV (Poço de Visita) de drenagem com grade, mas foi feita uma segunda caixa lateral de 3 metros por 1,40m, que dobrou a capacidade de coleta. São duas redes de manilhas, com aproximadamente 950 metros. A rede dupla de 1.200m também dobrou a capacidade de escoamento.
A obra que já passou pela fase de escavações de até 4,5 metros de profundidade, avançou para a construção das caixas coletoras. O próximo passo é a revitalização e limpeza das caixas coletoras já existentes. As mesmas sofrem com o lixo jogado por moradores. A obra deve ser finalizada com a terraplenagem e pavimentação, inclusive da Rua Curitiba, informou o engenheiro da CCB.