Aproximando-se dos 300 mil moradores e com 125 mil veículos genuínos rodando por suas ruas e estradas vicinais, além de outros quase 100 mil de fora que circulam diariamente por seus limites urbano e rural, Marabá é, de acordo com estatísticas de agosto do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o 3º do Pará em frota emplacada, atrás apenas de Belém, com 498 mil veículos, e Ananindeua, com 151 mil. Supera com folga Santarém, que tem 110 mil unidades em circulação, e Parauapebas, que conta com 104 mil.
Mas esse gigantismo nos indicadores de frota — que demonstra o vigor socioeconômico da população, a qual tem à disposição um carro ou moto para dois ou três moradores — cobra seu preço. E, às vezes, a fatura é fatal. Isso porque, de acordo com números de 2019 que o Blog do Zé Dudu levantou junto ao Ministério da Saúde, ainda preliminares, o trânsito de Marabá foi mais letal que o de Belém no ano passado.
Enquanto foram registrados 102 óbitos na capital paraense decorrentes de acidentes de trânsito, em Marabá foram contabilizados 117. Só o trânsito de Ananindeua, com 211 perdas humanas, foi mais assassino no Pará. Em Parauapebas e Castanhal, municípios da mesma faixa populacional de Marabá, o número de mortes no trânsito foi de 36 e 33, respectivamente, em 2019.
Por essas e outras questões, e com vistas a modernizar a circulação no município, a Prefeitura de Marabá abriu um pregão para registrar preços de itens essenciais à organização do tráfego. Além de fornecer peças e equipamentos, a ganhadora do certame vai fazer a implantação, a instalação, a manutenção e a revitalização do conjunto de sinalização viária (vertical, horizontal, semafórica e com dispositivos auxiliares). O governo municipal prevê aplicar R$ 7.559.754,88 na empreitada e as propostas comerciais estão previstas para serem conferidas no próximo dia 28. Ganha a empresa que ofertar o menor preço global para os 82 itens que estão sendo licitados.
O Blog folheou o edital do processo e os documentos anexos, como o termo de referência, mas não foi possível identificar os trechos exatos da cidade e da zona rural que serão contemplados, futuramente, com os serviços. No entanto, a Secretaria Municipal de Segurança Institucional, responsável pelas diretrizes de trânsito, justifica que a implantação da sinalização viária é obrigação legal a ser atribuída aos órgãos executivos de trânsito como medida de proteção à vida e para possibilitar uma circulação mais segura.