Marabá acaba de receber várias câmeras de monitoramento e vigilância em formato de totem, que estão espalhados por locais estratégicos da cidade, se juntando a outras 20 que já existiam. Com isso, a cidade acaba se tornando um Big Brother, referência a um reality show mais famoso do Brasil.
Em todo o Estado, até o final da primeira quinzena deste mês de fevereiro, devem entrar em operação pelo menos 50 totens com moderno sistema de monitoramento e vigilância voltado para a segurança pública.
Os equipamentos estão sendo instalados em Belém e região Metropolitana além dos principais polos do Estado. Em Marabá, são pelo menos oito.
A Reportagem do Blog conversou nesta quinta-feira, 1º, com comerciantes às proximidades da Feira Coberta do Bairro Laranjeiras, onde há um considerável fluxo de veículos e de pessoas a pé.
Givanildo Sales Pires, comerciante do ramo de confecções, disse que já presenciou várias cenas de violência no perímetro, e acredita que o sistema pode, sim, ajudar a evitar muita coisa ruim. “Não é só briga, mas roubos a veículos, discussões. Quanto mais segurança, melhor, né?”, confirma ele de forma retórica.
Os totens também estão sendo instalados na Orla do Rio Tocantins, na Marabá Pioneira; e no Km 6, na Nova Marabá. Algumas câmeras dispõem de um módulo de reconhecimento facial e outras a tecnologia Optical Character Recognition (OCR), que faz a leitura de placas veiculares. Os aparelhos celulares também já contam com essa ferramenta, para reconhecimento de textos e transformação em material editável.
Na avaliação do coronel David Sarah Lima, que atua como comandante do Policiamento Regional, em Marabá, o cidadão poderá continuar ajudando a denunciar qualquer situação excepcional e as viaturas policiais estarão às proximidades do equipamento para dar uma pronta resposta quase que imediata. “Esses totens devem auxiliar bastante no sistema de segurança e oferecer mais tranquilidade ao cidadão de nossa cidade”, disse ele.
Um grupo de especialistas analisou, previamente, os locais onde as câmeras seriam instaladas, de acordo com a especificidade de casa comunidade e a funcionalidade do equipamento. A Orla do Rio Tocantins, por exemplo, é ponto de aglomeração, mas também por onde passam muitos veículos aos finais de semana.
Os totens que estão sendo instalados no Pará são frutos de parceria entre o Governo do Estado e o Ministério da Justiça.
As câmeras de videomonitoramento têm alta definição e iluminação de infravermelho, possibilitando, também, a visão noturna onde não houver iluminação.