A tradicional Catedral de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Velha Marabá, é o marco zero do Círio de Marabá, que acontece no terceiro domingo de outubro. E a dez dias do evento, a congregação foi alvo de vandalismo na madrugada desta quinta-feira (5), quando bandidos invadiram o prédio e promoveram uma grande depredação, causando prejuízos enormes à Diocese de Marabá.
Eles quebraram e furtaram equipamentos de som, cortaram os fios elétricos, derrubaram as caixas de ofertórios (em busca de dinheiro), rasgaram cestas básicas e pegaram os alimentos que seriam distribuídos. Para além disso, resolveram defecar no altar onde são rezadas as missas.
O fato revoltou fiéis da congregação, e o padre Ademir Gramelik, pároco da igreja, informou que as providências já foram tomadas junto à empresa que presta segurança privada da Catedral. Além disso, as polícias Militar e Civil foram acionadas para registrar o caso.
Um vídeo foi divulgado à Imprensa local informando o que acontecera e mostrando o rastro de destruição deixado pelos bandidos. Segundo a pessoa que grava o vídeo, os bandidos entraram por uma janela que fica na lateral, na Rua 5 de Abril.
“O furto de cabos e fios tem sido recorrente nos últimos meses na Catedral Diocesana. Há câmeras e alarmes por toda a igreja, porém nada tem sido suficiente para evitar atos como o que vimos acontecer, lamentavelmente, nessa madrugada,” disse Ademir.