Uma medida do ministro da Educação, Abraham Weintraub, abriu possibilidade para que a faculdade Unama, mantida pelo grupo Ser Educacional S.A., possa iniciar suas atividades no município de Parauapebas imediatamente. É que foi publicada na edição desta segunda-feira (23) do Diário Oficial da União (DOU) a portaria de número 1,656, assinada na última quinta (19) pelo ministro, credenciando a tradicional universidade particular. As informações foram levantadas com exclusividade pelo Blog do Zé Dudu. A portaria pode ser conferida aqui.
De acordo com a publicação do DOU, o processo da Unama tramitava no Ministério da Educação (MEC) desde 2017. A pasta homologou o parecer de credenciamento, dando aval para que a Unama se instale na Rua F, Bairro União. O credenciamento é válido por quatro anos.
Desde janeiro, o MEC tem acelerado a abertura de novas universidades particulares no país. Pedidos de credenciamento que estavam parados havia anos na pasta foram liberados para análise do Conselho Nacional de Educação (CNE). Ao todo, o MEC despachou 120 processos de credenciamento, quase o dobro de anos anteriores.
A maior parte dos procedimentos recebe parecer favorável no CNE e, pouco depois, é homologada pelo ministério. Esse é o primeiro passo para que uma nova universidade ofereça cursos. Dos 120 processos encaminhados neste ano, apenas dez tiveram avaliações desfavoráveis no conselho.
O Blog do Zé Dudu consultou o portal de processos do MEC e constatou que, de fato, a “Unama Pebas” (nome fantasia da faculdade) já está ativa. Seu código entre as instituições de ensino superior é o de número 22.212, porém ainda não constam os prováveis cursos de graduação e pós-graduação que a faculdade pretende ofertar aqui em Parauapebas.