MEC divulga calendário do Prouni 2024

Novas regras do edital estabelecem requisitos aos candidatos concorrerem a bolsas de 50% a 100% em universidades privadas

Continua depois da publicidade

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o edital com o calendário do processo seletivo de alunos no ProUni 2024, com regras que estabelecem requisitos aos candidatos concorrerem a bolsas de 50% a 100% em universidades privadas. Na terça-feira (16), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2023).

As notas, disponíveis para consulta no site do Inep com o login único da plataforma gov.br, poderão ser utilizadas para inscrição no Programa Universidade Para Todos (ProUni) pelos alunos que desejam uma bolsa de estudos em uma universidade privada. Nesta edição, o MEC anunciou um aumento no número de vagas para cursos como Direito e Medicina.

De acordo com a pasta, as inscrições para o programa vão acontecer de 29 de janeiro a 1º de fevereiro, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A divulgação dos resultados do processo seletivo vai acontecer em duas etapas, sendo a primeira no dia 6 de fevereiro e a segunda dia 27 do mesmo mês. Os estudantes vão concorrer a bolsas de 50% a 100% em instituições privadas de ensino.

Para se inscrever no programa de bolsas de estudo, o candidato precisa preencher alguns critérios.

As inscrições devem ser realizadas no Portal Acesso Único. O candidato precisa ser cadastrado no login único do governo federal e ter conta no gov.br. Aqueles já cadastrados realizam o acesso usando o Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Diferentemente do Sisu, em que são solicitados apenas os dados do aluno, o ProUni pede informações de toda a família do candidato para contabilizar a renda mensal per capita.

Devem ser selecionadas até duas opções de instituição, por ordem de preferência do aluno. São solicitados ainda o local, curso, turno de estudo, tipo de bolsa (parcial ou integral) e modalidade de concorrência.

Atenção para o funcionamento das notas de corte do ProUni 2024

Alguns cursos podem adotar pesos diferentes para cada disciplina. Por exemplo, a maioria das universidades dão peso dois ou três para a nota de redação em seus cursos no geral. Normalmente, as disciplinas que mais têm a ver com o seu curso vão ganhar um peso diferenciado, como Matemática para quem quer cursar Engenharia.

Outras universidades podem estabelecer uma média mínima e uma nota mínima em uma disciplina para que um candidato conquiste a vaga. Um curso de Medicina, por exemplo, pode exigir que a média mínima seja de 400 pontos e que o candidato tire pelo menos 500 em Ciências da Natureza.

A nota de corte é a menor nota necessária para ficar dentro do número de vagas ofertadas, ou seja, é a nota do candidato que está ocupando a última vaga disponível. Se o curso de Pedagogia oferece 40 vagas e o candidato que ocupa o 40ª lugar tem 650 pontos, esses 650 pontos são a nota de corte daquele curso oferecido por aquela universidade.

Elas ajudam o candidato a monitorar sua inscrição e a elaborar estratégias — se vale a pena manter ou trocar de curso. As notas de corte são divulgadas diariamente, a partir do segundo dia, e não garantem a vaga, só dão um demonstrativo de como está a disputa pelo curso. Pode acontecer de vários candidatos se inscreverem em um curso só porque a nota de corte dele está baixo e ela saltar de um dia para o outro.

* Reportagem: Val-André Mutran – Correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília.