Um navio que a Vale SA arrendou da STX Pan Ocean Co. para transportar até 400.000 toneladas de minério de ferro para China passará por reparos após ter sido identificado um vazamento em seu casco.
A STX encontrou o vazamento enquanto o Vale Beijing, que custou US$ 110 milhões, estava sendo carregado em um porto do Brasil, segundo a empresa sul-coreana. A STX está investigando as causas do vazamento e pretende fazer os reparos necessários, disse a companhia. O Vale Beijing está atracado no porto Ponta da Madeira, segundo dados compilados pela Bloomberg. A embarcação foi entregue há cerca de dois meses.
O Vale Beijing faz parte do plano da Vale de formar uma frota de 35 grandes navios, os maiores de carga seca já construídos, com o intuito de reduzir os riscos atrelados a flutuações de custo de frete para China, o maior comprador do minério de ferro. A STX Pan Ocean recebeu o navio de sua subsidiária, a STX Offshore & Shipbuilding Co., em 27 de setembro, e foi o primeiro de oito navios de mesmo tamanho que será operado dentro de um acordo de 25 anos da STX com a Vale, de US$ 5,8 bilhões.
Um representante da Vale, que pediu para não ser identificado devido a normas da empresa, negou-se a comentar sobre o navio. Mais cedo, o jornal O Globo, reportou a notícia em seu website.
Os planos da Vale de tentar controlar o transporte marítimo usando suas próprias embarcações está enfrentando oposição de proprietários de navios chineses, preocupados que o excesso de oferta de transporte leve à queda no preço dos fretes. Até o momento, os portos chineses ainda não receberam nenhuma das embarcações da Vale, que têm o dobro do tamanho dos chamados capesizes, que são responsáveis por cerca de 90 por cento do transporte marítimo de minério de ferro.
A mineradora está confiante que eventualmente conseguirá permissão para atracar na China, disse Tito Martins, diretor financeiro da Vale, em entrevista no dia 28 de novembro em Nova York.
Fonte: Exame