Uma professora da Rede Pública Municipal de Educação viu sua moto Honda Bros ser levada por dois jovens na manhã desta sexta-feira (26). A dupla estava armada, se aproximou da vítima, a ameaçou e levou embora o seu precioso bem. O crime aconteceu nas primeiras horas do dia. Desesperada, a professora entrou em contato com a Polícia Militar e as buscas pelos jovens tiveram início em toda a cidade.
Os criminosos, em posse do veículo, começaram a tocar o terror em toda Canaã dos Carajás, fizeram novas vítimas e levaram embora vários outros aparelhos de celular. O que eles não esperavam é que levariam a pior ao tentar assaltar um trabalhador que chegava do serviço. Segundo informações, o homem, ao ser abordado, reagiu e partiu para a briga com o menor de idade.
O trabalhador conseguiu imobilizar o jovem e a Polícia Militar foi acionada. O comandante da PM em Canaã, tenente Guimarães, comentou o fato: “Nós recebemos bem cedo a informação de que uma Bros vermelha havia sido roubada por dois elementos. Nós ficamos atentos em toda a cidade e fizemos o cerco. Infelizmente, os elementos conseguiram ainda cometer outros crimes em vários bairros. Fomos informados da luta corporal e as guarnições, que estavam próximas, já fizeram a apreensão do menor de idade. Também conseguimos recuperar cinco celulares, a moto e um revólver calibre 32.”
O tenente explicou também que o outro criminoso conseguiu escapar e não estava próximo no momento da apreensão: “Ele não foi pego ainda, mas estamos atentos e as buscas vão continuar.”
O menor foi conduzido à Delegacia de Polícia. Segundo informações, ele estava drogado no momento da condução e chegou a ofender alguns profissionais de imprensa do município. A mãe do jovem, visivelmente abatida, pediu para não ser identificada e falou sobre a prisão: “Eu não sei explicar direito o que aconteceu. Estava em casa dormindo e uma pessoa bateu na janela do meu quarto para me falar do acontecido. Meu filho tem 17 anos.”
Segundo a Polícia Militar, o jovem já possui outras passagens pela polícia. Questionada quanto a isso, a mãe falou: “Ele já teve, mas não por roubo. Foi pego uma vez usando drogas. Mas por roubo não. Descobri há pouco tempo que ele é dependente químico e usa maconha. Eu me sinto muito triste, muito mal, pois trabalho 24 horas por dia para e ele ainda fazer essas coisas… É triste demais.”
O jovem, ainda enfurecido e usando palavras de baixo calão, seguiu preso. O advogado da família também apareceu na delegacia para averiguar o caso. O menor aguarda agora decisão da justiça.