Uma delegação de estudantes de Ensino Médio (de escolas públicas e particulares) de Parauapebas, composta por 23 estudantes e 2 professores, representando o Movimento Estudantil Pró-Campus Universitário, estará embarcando hoje (15 de abril), às 13 h, com apoio da Prefeitura Municipal de Parauapebas, para a capital do Estado, Belém, para reuniões agendadas com representantes do Governo do Estado, da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) e das universidades públicas (UFPA e UEPA).
As reuniões acontecerão nesta sexta-feira (16 de abril) pela manhã. Nos encontros os representantes do Movimento Estudantil Pró-Campus Universitário apresentarão uma Pauta de Propostas e Questionamentos aos interlocutores que foi elaborada ao longo destas semanas de mobilização, cujo ápice foi o fechamento da Portaria da FLONA, que dá acesso à Mina de Carajás, na sexta-feira passada.
A pauta de reivindicações e questionamentos é a seguinte:
1. Pauta de Reivindicação
1.1. viabilizar a construção (imediata) de campus universitário:
1.1.1. da UFPA;
1.1.2. do IFPA;
1.1.3. da UEPA;
1.2. viabilizar o oferecimento de cursos superiores da UEPA imediatamente para Parauapebas;
1.3. realização do Vestibular 2011 da UEPA em Parauapebas;
1.4. contratação imediata de professores para escolas da rede pública de Ensino Médio:
1.4.1. Química;
1.4.2. Física;
1.4.3. Biologia;
1.5. construção imediata de novas escolas de Ensino Médio em Parauapebas:
1.5.1. objetivo: fim do turno intermediário;
1.5.2. melhores condições de ensino e aprendizagem nas escolas públicas;
1.6. agendar (de imediato) audiência pública em Parauapebas para discutir as propostas dos estudantes.
2. Questionamentos:
2.1. Por que ainda não existe campus das universidades públicas em Parauapebas
2.2. Quem pode decidir ou responder sobre o problema do campus universitário em Parauapebas
2.3. Como podemos ter garantias de que veremos campus universitário em Parauapebas
2.4. O que é necessário (ou está faltando) para a construção do campus universitário em Parauapebas
[ad code=2 align=center]
5 comentários em “MEP – Movimento Estudantil de Parauapebas Pró-Campus Universitário”
Sou militante de movimento estudantil há muito tempo, sou estudante de pedagogia da UFPa e faço parte do coletivo Romper o Dia, um coletivo com representatividade a nivel nacional. Estou em Canaã dos Carajás, a principio para fazer uma visita, mas estou ficando… ficando…
Os meus contatos são: email: anjeliny_danda@hotmal.com e mayanda.movimento@yahoocom.br – BLOG: http://www.mayandabacelar.com.br – Orkut: Mayanda Bacelar e Twitter: @MayandaBacelar. Peço aos estudantes de parauapebas entrem em para que nós possamos fortalecer esse movimento mais e mais!
Abraços de Luta
“Quem não se movimenta, não conhece as correntes que o prendem”
e uma verganha
É uma vergonnha nosos filhos ter que se deslocar para lutar pelos seus direitos , diante de politicos acomodados o minimo que o sr prefeito poderia mesmo fzer é dispor de condições para ir até Belem fazer o que eles deveriam e admiro eeses estudantes provavelmente conseguirão algo que eles não se beneficiarão mas vale a pena lutar.
É uma vergonha Parauapebas perder um campus do IFPA. Os Institutos Federais são uma bandeira política do governo LULA e nosso síndico se diz tanto amigo do presidente, só que não consegue nada com essa amizade.
quero parabenizar os estudantes de parauapebas queem poucos dias fizeram o que opoder municipal eo legislativo não conseguiram em mais de duas decadas de emancipação