Durante a sessão plenária desta terça-feira (21), três dos mesários com maior tempo de serviços prestados ao Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-Pa) foram homenageados com certificados reconhecendo a importância desta atuação para garantir os direitos civis da população no estado.
Somente no Pará, o primeiro turno de eleições utilizam os serviços de mais 79 mil mesários, a maioria deles voluntários, que se inscrevem no TRE para atuar no dia do pleito. “Temos um dos sistemas mais modernos do mundo para votação, porém, sem a atuação dessas pessoas garantindo o direito civil dos eleitores nada disso seria suficiente para o êxito do trabalho da Justiça Eleitoral” ressaltou Sandro Borges, Secretário de Gestão de Pessoas do TRE.
Juntos os mesários somam mais de 90 anos de serviços a Justiça Eleitoral. Maria Ulisses dos Santos, tem 65 anos, destes dedicou mais de 30 a função de mesária no município de Tailândia “Em 2014, quando completei 63 anos, não recebi minha convocação, fui à Zona Eleitoral da minha cidade saber o porque e dizer que queria continuar atuando até quando tivesse saúde para isso” contou ela. ” Faço isso com prazer e sabendo que é uma forma de contribuir com a melhoria do meu país, então vou fazer sempre até quando puder” completou.
Alzenira Veras, é mesária desde 1989, ela garante que é um trabalho que traz grandes vantagens e que deveria ser visto com maior prestigio pelo cidadão. “Eu faço isso porque sou brasileira e amo meu país,não esperava receber esse reconhecimento, mas fico feliz que todos entendam que essa dedicação é importante e que estamos ali para garantir um pleito limpo, esclarecer a população e ser um instrumento de cidadania” falou a mesária.
Em 1986, quando Antônio Teixeira começou a atuar como mesário, ainda eram utilizadas as urnas de lona, o avanço tecnológico não foi impedimento para que ele continuasse exercendo a função “Saímos da urna de lona para a eletrônica o que facilitou muito nosso trabalho, agora estou esperando que a biometria chegue ao meu município para também utilizar essa ferramenta que garante mais segurança e com certeza vai facilitar nosso trabalho” afirmou.
Inscrições
As inscrições para o mesário voluntário estão abertas até 3 de agosto no site do TRE (www.tre-pa.jus.br)ou no Cartório da Zona Eleitoral em que o eleitor estiver inscrito, os interessados podem ser universitários ou não, devendo ser qualificados e aptos a desempenhar satisfatoriamente suas atribuições no dia da eleição.
É de responsabilidade do mesário, organizar a seção eleitoral, identificar os eleitores, autorizá-los a votar, operar a urna eletrônica e processar as justificativas. As funções são divididas na seguinte forma: presidente da Mesa Receptora de Votos e de Justificativas, 1º ou 2º mesário, 1º ou 2º secretário e suplente.
Mais de 2.300 mil eleitores, em todo o estado, já se inscreveram para atuar como mesário nas Eleições deste ano.
Vantagens
O mesário convocado ou voluntário terá como vantagens dois dias de folga por cada dia trabalhado na eleição, sem prejuízo no salário; requisito de desempate em concursos público, quando mencionado no edital; critério de desempate para funcionários públicos que concorrem à promoção de cargo; pode ser adicionado como horas complementares nas universidades que têm acordos com a Justiça Eleitoral.
Por Yasmim Uchoa – TRE-PA
3 comentários em “Mesários recebem homenagem da Justiça Eleitoral do Pará”
eu sou presidenta a muitos anos aqui no colegio terezinha de jesus em pauapebas-pará cidade jardim
eu gostaria de trabalha de novo como presidenta
Eu sou messaria há muito tempo. E uma das sugestões que gostaria de fazer seria que fosse melhorado a questão de subsídios para nos, pq porque eles da uma quantia em dinheiro, porém muitas vezes ficamos o dia inteiro sem ter água e sem o almoço, devido não ter para vender. Como nos sabemos que em qualquer reunião dos parlamentares são servidos verdadeiros banquetes. Porque eu trabalho como messaria por gosta é acredito que estou contribuindo com o nosso país.