Meta anuncia novas funcionalidades no aplicativo WhatsApp

Nova atualização estará disponível no final de agosto. Entre as novidades, três novos recursos de privacidade
O WhatsApp tem sofrido os efeitos da concorrência do Telegram, que tem experimentado grande crescimento de usuários no Brasil

Continua depois da publicidade

Brasília – Grupos de desenvolvedores nos Estados Unidos frequentados por engenheiros da Meta — dona do WhatsApp —, confirmaram novas atualizações do aplicativo de troca mensagens mais utilizado pelos brasileiros. Na terça-feira (9), o próprio CEO da Meta, Mark Zuckerberg, anunciou que o aplicativo terá três novos recursos de privacidade para os usuários, o que não deixa de ser relevante a dois meses das eleições gerais no Brasil.

O aplicativo, após a nova atualização, vai permitir que o usuário saia de grupos sem notificar todos, controle quem pode ver quando está on-line e evite capturas de tela das mensagens de visualização única.

“Continuaremos criando novas maneiras de proteger suas mensagens e mantê-las tão privadas e seguras quanto as conversas presenciais”, disse o fundador e CEO da Meta, em nota, num momento em que quadrilhas especializadas estão aplicando golpes cada mais sofisticados por meio do App, notadamente usuários idosos, com pouco experiência no uso da ferramenta.

Para aproveitar as novidades é importante manter o aplicativo atualizado, pois o WhatsApp costuma liberar novos recursos aos poucos e pode ser que eles não estejam disponíveis ao usuário assim que são anunciadas pelo fato de a versão instalada não ser a mais recente.

Com as atualizações será possível, entre outras coisas, sair de grupos sem notificar a todos (Imagem: Divulgação/WhatsApp)

Colar aqui a imagem interna1.jpg

Os novos recursos

As novas atualizações se juntam à crescente lista de recursos de privacidade do aplicativo, incluindo a criptografia de ponta a ponta, bloqueio e denúncia, verificação em duas etapas, backups criptografados de ponta a ponta, mensagens autodestrutivas e outros.

1. Deixar grupos silenciosamente
Os usuários poderão sair de um grupo sem ter que notificar todos. Agora, em vez de notificar o grupo inteiro ao sair, apenas os administradores serão notificados. Esse recurso foi lançado para os usuários na terça-feira (9).

2. Escolha quem pode ver quando você está on-line
Quem nunca quis verificar o WhatsApp sem interações? Para essas vezes nas quais quiser manter sua discrição, será introduzido a capacidade de selecionar quem pode, ou não, ver quando você está on-line de maneira mais ampla. A novidade chegará para todos os usuários ainda em agosto, de acordo a empresa.

3. Bloqueio de captura de tela em mensagens de visualização única
As mídias de visualização única já são uma maneira popular de compartilhar registros que não precisam ocupar espaço por muito tempo.Será permitido o bloqueio de captura de tela (print screen) nestas mensagens como uma camada adicional de proteção. O aplicativo anunciou em comunicado, que está testando esse recurso e que será exibido para os usuários em breve.

Como ocultar o on-line da sua conta do WhatsApp
Vá nas configurações, selecione “Conta”;Na aba “Conta”, selecione “Privacidade”;Em “Privacidade”, clique em “Visto por último e online”;Escolha quem pode ver o “visto por último”. As opções são: “Todos”, “Meus contatos”,
“Meus contatos, exceto…” e “Ninguém”;Escolha quem pode ver o “on-line”. As opções são as mesmas oferecidas para o “visto por último”;
Vale lembrar que ao optar por limitar o “online” e o “visto por último” de sua conta, você também não conseguirá ver essas informações nas contas de outras pessoas.

Reportagem: Val-André Mutran – Correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília.