Micro-ônibus com 27 índios tomba na PA-275

Continua depois da publicidade

image

Um micro-ônibus conduzindo 27 índios da etnia Xikrin tombou na manhã desta sexta-feira (20) na PA-275, a dois quilômetros da sede do município de Curionópolis. O tombamento se deu em virtude das péssimas condições da rodovia. Segundo o cacique Aré, o motorista perdeu o controle do veículo após bater em um dos buracos na pista quando tentava ultrapassar um ônibus.

image

Entre os índios estavam várias mulheres e crianças, mas ninguém ficou ferido com o acidente. Os índios estavam voltando de Parauapebas para Marabá. Ontem, eles participaram de um evento na aldeia Xikrin em Parauapebas em comemoração ao Dia do Índio. O micro-ônibus é de propriedade dos índios.

Aldeia abandonada
Matéria veiculada no Globo Rural, com reportagem de José Neves e imagens de Pedro Wellington, da TV Liberal em Parauapebas informa que os índios Xikrins do Cateté, que vivem em Parauapebas comemoram a descoberta de um lugar muito importante para a história da tribo. Em um município vizinho, eles encontraram a área onde os antepassados viveram.

De acordo com a Funai, a antiga aldeia ficava em uma área na zona rural de Canaã dos Carajás. Na década de 50, brigas entre tribos fez com que muitos índios ficassem doentes e morressem. Os que sobreviveram mudaram para o interior da Floresta Nacional de Carajás.

O local da antiga aldeia pertence a um fazendeiro da região, mas os índios querem que seja preservado e se torne um lugar dedicado à memória da tribo.

Até fevereiro deste ano, o local da antiga tribo estava esquecido, mas depois de histórias do pai e do tio, Roiri Xikrin encontrou a terra dos antigos povos da tribo.

A Funai informou que já está em negociação com o dono da terra para que o local seja preservado e liberado para que os índios Xikrins possam fazer rituais e manifestações da cultura.

4 comentários em “Micro-ônibus com 27 índios tomba na PA-275

  1. Bombom Responder

    No trecho Jacundá Marabá muito em breve se não tomarem providencia de arrumar poderá acontecer um acidente…portanto, antes que aconteça é bom que as autoridades responsaveis possam tomar providencias.
    Os motoristas fazem malabarismo para driblar os buracos…

  2. Jussara Raiza Responder

    Quero saber quantos precisarão perder suas vidas nessa estrada para que os governantes locais tomem vergonha e façam alguma coisa!?!

    Empresas como a vale faturam milhões todos os dias as custas da riqueza natural da região, será que é pedir muito que no minimo ela arque com a manutenção de uma rodovia na qual ela é a principal usuária?!

    Eu teria vergonha de dizer que ocupo algum cargo no governo de cidades como maraba e parauapebas por culpa do descaso e incompetência que esssas cidades se encontram…

    Em uma palavra:
    Lamentável!!!

  3. wenderson costa Responder

    Vi exatamente no momento que o ônibus saiu da pista e tombou. Um susto, também ajudei a resgatar as vítimas que graças a Deus não sofreram maiores danos físicos.

  4. Nome Antonio Responder

    Esta é mais uma prova de que ninguem estar realmente sendo atendido pelos governantes como mostra os canais de comunicação deste pais, onde preferm gastar fortunas em comerciais de tv, radio e etc. e esquecem de fazer obras que seriam no minimo basicas, pois, como vou ter o direito de ir e vir se não tenho por onde ir.

Deixe seu comentário

Posts relacionados