Militantes do MST e funcionários da Faz. Cedro, de Daniel Dantas entram em conflito em Eldorado dos Carajás. Seis feridos.

Continua depois da publicidade

Hoje pela manhã, por volta das 9 horas, aconteceu um conflito envolvendo militantes do MST e funcionários da Fazenda Cedro, propriedade vendida pela família Mutran ao empresário Daniel Dantas, localizada a 45 km de Eldorado dos Carajás.

Segundo relatos de uma pessoa que passava pelo local no momento do conflito, os sem terras faziam uma manifestação na entrada da fazenda e tentaram entrar pela guarita da mesma quando cinco funcionários da escolta armada contratada para dar segurança ao local, pressionados pelos sem terras que soltavam rojões em direção aos funcionários, subiram em uma camioneta e dispararam vários tiros de espingarda contra o grupo e seguiram para a sede da mesma. No tiroteio quinze pessoas ficaram feridas, entre elas uma criança.

Ainda segundo o informante, os manifestantes, armados de facas. facões e foices destruíram e colocaram fogo na guarita onde os funcionários estavam.

A BR-155 está interditada por cerca de 1000 manifestantes.

Os feridos foram removidos para o Hospital Municipal de Eldorado dos Carajás. Segundo apurado, um deles está em estado grave.

Atualização às 12:35 horas
Segundo informou a coordenação do MST em Eldorado dos Carajás, já são 23 os feridos. Uma criança de 3 anos foi atingida por um tiro de raspão da cabeça mas não corre risco de morte. Um outro militante foi atingido com um tiro de pistola no joelho, encaminhado para Marabá onde teve a perna amputada.

O presidente do Incra, Celso Lacerda estaria se deslocando de Brasília para Marabá para uma reunião com a coordenação do MST na região. Essa reunião deve acontecer amanhã. Dela participará também o ouvidor agrário  nacional, Gercino José da Silva Filho.

O MST local informou que eram cerca de 500 manifestantes no momento do confronto. Eles estavam participando de uma manifestação em Marabá sobre o Rio +20 e de lá resolveram ir para a frente da Faz. Cedro. Quando lá chegaram, segundo o MST, foram recebidos a bala pelos cerca de 20 seguranças da fazenda, que atiraram para o chão e os chumbos ricochetearam e atingiram as vítimas. Nesse momento, afirmou o informante, os sem terras partiram para cima dos seguranças e estes se esconderam na sede da fazenda.

Polícia Militar está no local para preservar a ordem.

13 comentários em “Militantes do MST e funcionários da Faz. Cedro, de Daniel Dantas entram em conflito em Eldorado dos Carajás. Seis feridos.

  1. Nome (obrigatório) Responder

    CARO HUGO NÃO O CONHEÇO MAS SIMPATIZEI COM VC, O PROBLEMA É QUE PESSOAS COMO EU E VC INDIGNADAS NÃO SE LANÇAM CANDIDATOS PARA FAZER DIFERENTE! AÍ TUDO PERMANECE NA HOMEOSTASE!!!

  2. Lucas Responder

    Éh, MAS A DE SE SABER QUE NA PALMARES I E II LÁ ESTÁ O CARTEL DO MST… E SABEMOS QUE LÁ É A FABRICA PRA ELEGER ESSES PREFEITINHOS DE M… (PETRALHAS). E JÁ ESTOU SABENDO QUE O PREFEITO DARCI FIRMOU UM ACORDO COM O LÍDER DO MOVINTO MST PRA GARANTIR 30 MIL VOTOS, OU SEJA, SERÃO DISTRIBUIDOS CESTAS BASICAS, R$ 500 PARA CADA ELEITOR, FAVORECIMENTO DE TERRAS DA UNIÃO E MAIS ALGUMAS COISITAS….

  3. Hugo Nogueira Responder

    O problema é que tem muito pobre por aí com cabecinha de burguês, e o resultado de vários e vários dessa espécie de gente, imagine: uma sociedade apática, neutra e passiva…. Para esses indivíduos, o povo é uma coisa distante, o oprimido, o sem terra, o sem saúde, o sem educação, o sem salário está em outra realidade, quando na verdade “o pobre com nariz empinado de burguês” é uma peça desse povo sofrido… E ainda batem no peito se orgulhando para proferir palavras moralistas: bando de sem terras baderneiros!!!

    Ai se essas pessoas reivindicassem dos fazendeiros, políticos, empresários (considerando que muitas pessoas exercem as três funções), a administração pública seria muito diferente….

  4. Hugo Nogueira Responder

    Bom… acho que os primeiros invasores e usurpadores de terras são os próprios fazendeiros, QUE SE DIZEM PROPRIETÁRIOS delas… originariamente, essas terras pertencem à União brasileira, e isso abre margem para o processo de ocupação e distribuição em forma de pequenas glebas.

    Bem aventurados nós aqui na cidade, se fôssemos tão corajosos quanto esse movimento e nos uníssemos para fechar e pressionar as autoridades municipais.

  5. Beatriz Responder

    Ninguém suporta mais as afrontas desse movimento dos sem ter o q fazer. Vcs sabem informar o q esses senhores produzem nos assentamentos? Nada!

  6. P da vida Responder

    Pelo que se vê o PT de Parauapebas esta por trás,
    Pq tinha ônibus dessa pinheiro carregando os sem terra lá na hora.
    E essa pinheiro é empresa fachada da prefeitura.
    Esse Darci é um prefeito arruaceiro, só pensa baderna, por isso a cidade esta jogada e acabada sem rumo e administração.
    Um cara desses devia é ser preso pelo mal que ele causa a sociedade.

  7. jose Responder

    Concordo que a concentração de terras nas mãos de poucos causa a miséria humana. Porém este tipo de atitude do mst, de invadir, depredar, matar gado, causando danos as propriedades não é correto e nem resolverá o problema. O que me deixa mais chocado é o movimento colocar crianças e mulheres como barricada pra levar tiros. Deveriam serem responsabilizados por tal atos.

  8. Nome (obrigatório) Responder

    ISSO É UMA VERGONHA ESSES SEM OQUE FAZER, SEM TERRAS, SEM SEI LÁ OQUE SÃO UM BANDO DE DESOCUPADOS, EU ACHO ISSO INCRÍVEL SE UM OU MAIS SE UNEM PARA ROUBAR, FURTAR OU ALGO PARECIDO SÃO CHAMADOS DE BANDO OU QUADRILHA, E QUANDO UM BANDO DE VAGABUNDOS SE UNEM PARA FAZER BANDALHEIRA EM TERRAS ALHEIAS SÃO CHAMADOS DE MANIFESTANTES EM TERRA????? É UMA PALHAÇADA TOTAL ESSA PORCA E NOJENTA HERANÇA DOS PTRALHAS, SE TEM ALGUÉM QUE DEVE DIZER OU POSICIONAR-SE A RESPEITO DESTA ÁREA É A JUSTIÇA ELA SIM JULGA COMO ACHAR NECESSÁRIO!
    JÁ É MAIS DO QUE NA HORA DISSO TUDO ACABAR, FIM AO MOVIMENTO SEM TERRA! VÃO TRABALHAR QUE CONSEGUEM COMPRAR TERRA SE NÃO AQUI EM OUTRO LUGAR! BANDO DE DESORDEIROS DESOCUPADOS!!! EU SE QUISER TERRA TENHO QUE LEVANTAR COMO LEVANTO TODOS OS DIAS 7H DA MANHÃ E TRABALHAR PARA SUSTENTAR MINHA FAMÍLIA E JUNTAR UM POUCO DE DINHEIRO PARA ESTE FIM!
    NÃO SOU A FAVOR DA VIOLÊNCIA E NUNCA FUI, SOU APENAS CONTRA ATOS MEDÍOCRES QUE SEMPRE TEM RESQUÍCIOS CONTRÁRIOS A CONSTITUIÇÃO FEDERAL ONDE ESSES BADERNEIROS NOS PRIVAM DO DIREITO DE IR E VIR!!!

  9. eder Brasília Responder

    Não sou a favor de conflitos, mas neste caso de Daniel Dantas e seus sócios políticos, que compraram milhares de hectares de terra em tão pouco tempo, e agora fazendo monopólio no mercado de gado, assim como o grupo JBS Friboi, isto tem que ser banido pois fica muita terra e patrimonio nas mãos de poucos e dominando o mercado, e se for esperar do CADE órgão que nasceu para fiscalizar nunca acontece nada pois é parte do governo, já que o MST nasceu com o PT, tem que correr atrás dessas terras mesmo.

  10. Nome mandato Responder

    Quem ve e lê acha que são um poço de bondade.
    O MST ñ ataca, são só pessoas boas, coitadinhos que ñ querem nada.
    Pelo amor de Deus gente isso tem q acabar esse MST só quer chamar atenção para rio + 20.
    Isso tudo foi premeditado.
    São arruaceiros.

  11. Aurea paula Responder

    já vimos esse filme varias vezes, as autoridades assistem a tudo passivamente e nada fazem, me pergunto até quando?? vão esperar acontecer outro caso igual ao que já aconteceu em 17 abril??

Deixe seu comentário

Posts relacionados