Há expectativa de que existam mais reservas minerais a serem descobertas na região
Álvaro Campos, da Agência Estado
TORONTO – A mineradora canadense Colossus Minerals encontrou dois depósitos inesperados com alta concentração de ouro e platina no seu projeto de Serra Pelada, no Pará, aumentando as expectativas de que existam mais reservas minerais ainda não descobertas na região.
A Colossus informou que os depósitos foram encontrados 150 metros ao norte e 50 metros a oeste da zona central de Serra Pelada. A empresa espera escavar mais profundamente a região onde os depósitos foram encontrados para expandir a exploração, de acordo com a porta-voz da Colossus, Kristen LeBlanc. "Nós seríamos loucos se não explorássemos para verificar o que mais existe lá embaixo. Nossa intenção é avançar e encontrar isso".
Um analista disse que a descoberta de ouro longe da região central de Serra Pelada é uma surpresa. "Nós não esperávamos que houvesse mais reservas por ali. Isso acrescenta tonelagem ao que já havia sido estabelecido. Também é um depósito de um grau muito alto", comentou o analista, que preferiu não se identificar. A empresa já planejava construir uma mina na área, entretanto, a descoberta torna a mineração nessa região um projeto mais lucrativo, disse o analista.
As ações da empresa subiram com a notícia. "Em um dia em que a maioria das mineradoras está sendo negociada em baixa, isso é razoável? Claro", comentou o analista. No fim da sessão da Bolsa de Toronto, as ações da Colossus subiam 8,8%.
No terceiro trimestre deste ano a empresa vai começar a construir uma rampa subterrânea para investigar a área onde os novos depósitos foram encontrados. Mas LeBlanc não soube informar quando seria iniciada a construção da mina.
Em julho de 2007, a Colossus fez uma parceria com a Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp) para explorar 100 hectares de terra em Serra Pelada, onde os novos depósitos foram encontrados. Em março deste ano a Colossus também adquiriu mais de 770 hectares de novos terrenos próximos à região de Serra Pelada, que ainda não foram explorados.
Na década de 1980 Serra Pelada sofreu a maior corrida do ouro da história da América Latina. As informações são da Dow Jones.
[ad code=1 align=center]
5 comentários em “Mineradora canadense descobre dois depósitos de ouro em Serra Pelada”
imfelizmente os garimpeiro estão sendo inganado por um grupo de pessoas que fazem parte das cooperativa e que estar uzando o nome de garimpeiro para tirar proveito da situação de todos os mizeraveis que espera ser beneficiado com a extração do minerio de serra pelada, porem estão realmente se enganando pois o que persebe é que já tem muita jente uzufruido da retirada de ouro.tudo isso só acaba quando tiver derramamento de sangue pois o governo federal estar com uma venda nos olhos e deixando que 40.000,00 mil garimpeiro fique com espequitativa inganosa. sou filho de garimpeiro e tenho pena de meu pai pois o mesmo assim como a maioria sonha com um futuro melhor.
voces nao podem da o endereço ?
O povo brasileiro é explorado dia e noite na suaboa fé. A Constituição de 1988 entregou nas mãos do Governo Federal (UNIÃO) todos os minérios do subsolo brasileiro. Agora eles estão entregando mais do que deviam às mineradoras estrangeiras. Ninguém em Serra Pelada queria a Vale do Rio Doce explorando a área, mas escolheram a CANADENSE Colossus numa decisão idiota trraçada em SãoLuis(MA) pelo Sr. José Sarney, Lá, a maior mina de Ouro está com a CANADENSE luna incorporation, que tem o apelido de AURIZONA MINERAÇÃO. É preciso uma revolução para acabar com esse entreguismo dos nossos minérios. A Bauxita do Pará também foi entregue à NORUEGA sem qualquer benefício para o povo da Amazônia. Bolivarianismo neles !
e em breve mais 3 projetos aki pra regiao da mineradora australiana com sede no brasil avanco resources. estava previsto para inicio desse ano mais a crise veio agora só em 2011. são os projeto rio verde, serra sul e outro no racha placa em fase de conclusao de pesquisa. vai ser exploracao de cobre! maiores informacoes no escritorio no bairro beira rio quase em frente ao atrium hotel.
Este é um assunto extremamente delicado, social e belicoso. Delicado porque não existe o grau necessário de confiança entre as cooperativas e os milhares de associados espalhados pelo norte e nordeste inteiros capazes de se chegar a um acordo que comtemple a todos a contento. Social, pq naquele formigueiro humano foram depositadas muitas esperanças e construidas muitas familias que hoje esperam se beneficiar pelo muito trabalho lá realizado. E isso tá passando de pai para filho. Belicoso porque muitas vidas já tombaram em Serra Pelada pela mão de grupos altamente ambiciosos. Sou leigo no assunto, mas acho que o noso Presidente Lula tem que intervir mais nesse processo, porque nele há confiança para que possa se chegar a um denominador comum, fora isso, vejo com olhos desanimadores o desfecho deste impasse ora instalado. Sei que as Cooperativas, dentre elas a COOMIGASP são soberanas, mas face ao que pode acontecer, ou seja, o princípio bélico possa retornar e prevalecer de novo… aí já viu…acho que inclusive o nosso Partido – o PT tem que entrar de sola nesse debate, sim, porque então prá que serve o PARTIDO senão para debater os assuntos inerentes a condição de vida da população? Para ficar com mesquinharias como tem sido? Bora Presidente Nilson, bora PT, se mexer e ser um dos interlocutores deste processo. conheço Curionópolis e a Serra Pelada, fui lá quando assumi a coordenação de campanha de uma candidata do PT à vereadora, sim, porque lá tem eleitores de Parauapebas. Vejo apenas alguns militantes do Partido se preocuparem com essa questão, e não a maioria, não certas lideranças que nada fazem, parece que o problema não é regional e sim extritamente localizado. NÃO É!!!