Aconteceu, no último sábado (13), a assinatura de um acordo de cooperação entre a Associação de Moradores da Vila Alto Bonito (ASMAVAB) e a mineradora RMB, formalizando o interesse no desenvolvimento de projetos e ações de melhoria da qualidade de vida dos membros da comunidade. Localizada na zona rural do município de Curionópolis (PA), a vila fica no entorno da planta de beneficiamento da mineradora, que visa verticalizar a produção de manganês no estado, está em fase de licenciamento ambiental pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado (Semas).
Na ocasião, estiveram presentes representantes da empresa, além das lideranças comunitárias e moradores da região. O documento assinado prevê a construção de uma sede para abrigar as atividades da associação, desenvolvidas em parceria com a RMB. Serão promovidos cursos de capacitação para jovens e adultos, de modo a fomentar a mão de obra local, além da disponibilização, por parte da empresa, de uma ambulância para atender os habitantes da vila.
Fernando Rodrigues, diretor Jurídico e de Meio Ambiente da RMB, destacou a importância do diálogo com a prefeitura de Curionópolis nesse processo, visando uma necessária formalização de convênios com o poder público para que a empresa possa implementar suas ações de responsabilidade social.
“Nossos objetivos são mútuos e precisamos caminhar juntos, ouvindo os anseios da comunidade. Iniciamos um diálogo com transparência, mostrando à comunidade que podemos contribuir, pois queremos deixar um legado para ela. Temos um compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social,” comentou, durante a assinatura do acordo.
Aos moradores, ele afirmou que a mineradora vem contribuindo para amenizar alguns problemas da comunidade. Entre eles, a manutenção da estrada vicinal e a construção de uma ponte de ferro em substituição à antiga de madeira, nas proximidades da vila. A parceria abre caminho para mais ações estruturantes, como a construção de posto de saúde para atendimento básico, contratação de médico e enfermeiro, reforma da escola, pavimentação e atividades de lazer e culturais.
“Hoje é um dia histórico para nossa comunidade. Lutamos muito durante vários anos para criar uma associação que pudesse mobilizar os moradores e discutir soluções para nossos problemas; e, com o apoio da RMB, realizamos um sonho. A empresa nos ajudou em todo processo. Agora, nossa associação tem registro em cartório e toda a documentação necessária para trabalhar em busca de melhorias para nossa comunidade. A sede que será doada pela RMB será um ponto de encontro dos moradores, onde vamos fazer nossas reuniões e promover diversas atividades,” afirma Gecilda Andrade, presidente da ASMAVAB.
1 comentário em “Mineradora firma acordo de cooperação com moradores da Vila Alto Bonito”
Continue crescendo e nos surpreendendo. O seu talento é valioso.