Minha Casa, Minha Vida deve ultrapassar meta inicial

A previsão é entregar mais de 2 milhões de moradias até 2026

Continua depois da publicidade

A meta de contratações de 2 milhões de moradias pelo programa Minha Casa, Minha Vida deve ser ultrapassada até 2026. A expectativa foi anunciada pelo ministro das Cidades, Jader Filho, e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta sexta-feira (11), durante a entrega de 1.296 apartamentos do empreendimento Cidade Jardim I Módulo IV, em Fortaleza, no Ceará.

“Estamos chegando, antes do que prevíamos, em uma marca que é a contratação de 1 milhão de unidades habitacionais. O senhor, presidente, que determinou a meta de 2 milhões de casas, digo-lhe: vamos superar essa meta e ao final do seu governo poderá dizer que ultrapassou as 2 milhões de unidades,” salientou o ministro.

O presidente destacou o trabalho do ministro: “Jader Filho é uma figura extraordinária, que vai passar para a história como o ministro que mais entregou casa nesse país”. Lula ainda enalteceu os esforços para que a meta de 2 milhões seja alcançada o quanto antes.

“Só faltam dois anos e três meses para terminar o meu mandato, Jader. Então você trate de trabalhar, trate de contratar, porque nós queremos fazer mais do que os 2 milhões que nós prometemos. Agora é casa com Zona Viva, é casa com biblioteca. E ainda vai chegar o dia que vamos colocar piscina nesses residenciais”, reforçou.

O evento marcou a entrega de uma biblioteca dentro do residencial cearense. O objetivo é que, a partir de agora, todas as moradias do Minha Casa, Minha Vida tenham um local para leitura. O espaço foi montado a pedido do presidente Lula, em parceria com o governo estadual, no âmbito do programa Zona Viva, iniciativa que promove cultura, esporte e lazer aos moradores dos empreendimentos.

Melhoria na qualidade de vida

De acordo com o ministro Jader Filho, além da educação, o Minha Casa, Minha Vida tem potencial para gerar mais benefícios para o brasileiro. “Com o apoio de mais ministérios, os polos de desenvolvimento social podem se multiplicar por conjuntos habitacionais ao redor do Brasil. Onde esses polos existem, a violência diminui, a sociedade aumenta e as crianças ficam onde têm que ficar”, analisou.

A solenidade contou com a presença dos ministros da Casa Civil, Rui Costa; e da Educação, Camilo Santana; além do governador do Ceará, Elmano de Freitas. Na ocasião, o ministro Jader Filho também assinou uma portaria que autoriza a contratação de propostas para 16.597 novos lares pelo Minha Casa, Minha Vida. A expectativa é de que mais de 66 mil brasileiros conquistem o sonho da casa própria em 19 estados.

Do total de unidades habitacionais divulgado, 11,3 mil estão enquadradas na modalidade rural; 3.094 na modalidade urbana financiada pelo Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) e 2.203 na modalidade urbana financiada pelo Fundo de Desenvolvimento Social (FDS).

“Estamos trabalhando em duas frentes. Primeiro, retomando as unidades habitacionais que estavam paralisadas. Mas também ampliando o processo de contratações. Isso faz com que a gente consiga gerar empregos, gerar renda. Para se ter ideia, no âmbito da construção civil, estamos chegando quase a pleno emprego”, comemorou o ministro.

Mais informações sobre a portaria e o investimento do Ministério das Cidades serão disponibilizadas no Diário Oficial da União.

(Ascom MCidades)