Nas redes sociais circulam matérias falsas dando como já sancionada e publicada a reforma eleitoral. Entretanto, os partidos e os candidatos devem ter cuidado e ficar atentos aos prazos para filiação, mudanças de partido e domicílio eleitoral.
Como até o momento a presidente Dilma Rousseff não sancionou a minirreforma eleitoral, continuam valendo os prazos de um ano, antes da eleição, para filiação e domicílio eleitoral, bem como não existe, ainda, a janela de março.
Outra situação, que deve ser avaliada com cuidado pelos partidos e políticos, é quanto a possibilidade, real, da presidente vetar na minirreforma, pontos como o prazo de seis meses para filiação, bem como a janela de 30 dias.
Para os deputados mais otimistas, a minirreforma será sancionada sem maiores problemas. Já para os mais cautelosos qualquer coisa pode vir da canetada de Dilma Rousseff.
Em algumas situações, os políticos não estão pagando para ver e já trataram de dar um ‘jeitinho’ e mudar de partido.
Se a reforma não for sancionada, quem desejar disputar na eleição do próximo ano precisa estar filiado até a próxima sexta-feira (02), período que antecede, exatamente, em um ano às eleições municipais.