Ministério apoiará exportação de carne bovina do Pará

Continua depois da publicidade

De acordo com levantamento do IBGE em 2007, o rebanho bovino do Pará é composto de 15,3 milhões de cabeças. É o quinto maior do Brasil e representa 9% do rebanho nacional, mas exporta apenas 1% de sua produção excedente.

Para aumentar as exportações de carne do Pará a Governadora Ana Julia Carepa esteve reunida com o Ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, e pediu dele empenho para as seguintes solicitações:

  • que o Ministério da Agricultura, em ação conjunta com o governo do Pará, mantenha o status sanitário da Área I (sul-sudeste do Estado) e eleve à condição de área livre de febre aftosa com vacinação as áreas II (nordeste paraense) e III (Marajó e Baixo Amazonas).
  • a habilitação da Área I (já certificada pela Organização Mundial da Saúde Animal) para exportação de carne para a União Européia.
  • a atualização do modelo de Certificado Sanitário – medida que permitirá a exportação de carne bovina desossada para a Argélia – e que depende de uma medida administrativa por parte do Ministério.
  • implementação de programas de rastreabilidade e a Guia de Trânsito Animal (GTA) eletrônica no Pará.
  • que o Ministério delegue competência para que a Superintendência Federal de Agricultura (SFA-MAPA) do Pará possa interiorizar serviços, mediante a cooperação com outras instâncias do governo e a iniciativa privada.
  • que as indústrias localizadas no Pará sejam incluídas entre as visitadas pelas missões veterinárias nacionais e internacionais de habilitação. "O Pará ficou de fora das recentes visitas das missões da Rússia, Chile, Ucrânia, Tunísia, irã, China, Filipinas e Cingapura.