Ao desembarcar na manhã desta segunda-feira (16), em Samarcanda, no Uzbequistão, para representar o Brasil na 25ª Assembleia Geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), o ministro do Turismo, Celso Sabino, que lidera a comitiva brasileira no evento, participou de vários encontro bilaterais de colegas da pasta de outros países.
O evento, que ocorre a cada dois anos, reúne autoridades do Turismo de 130 países, aprova as ações e estratégias do órgão para desenvolver o turismo globalmente.
Para o ministro Celso Sabino, este encontro vem acompanhado de muita expectativa. ‘’Viemos com a missão de assinar o acordo com OMT para a instalação definitiva, no Brasil, do escritório da Organização Mundial do Turismo para toda a América Latina e Caribe, uma honra e uma grande oportunidade de lideramos as políticas do setor em toda a região. E para isso, contamos com o apoio irrestrito do presidente Lula’’, revelou.
Durante a abertura oficial do encontro, o presidente do Uzbequistão, Shavkat Mirziioiev, destacou as medidas que vêm sendo desenvolvidas para impulsionar o turismo e alavancar a economia do país. ‘’A atividade turística é o fator chave para o desenvolvimento sustentável dos nossos países e é importante para promover a troca de conhecimento e também a tolerância’’, afirmou.
‘’A missão do Brasil na assembleia geral do organismo máximo para o turismo reafirma o compromisso do governo federal de recuperar e fortalecer a imagem do país no cenário internacional e assim atrair cada vez mais turistas para nosso país, promovendo uma transformação social por meio da nossa atividade’’, explicou o ministro.
De acordo com o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, ‘’o caminho para os governos é priorizar a atividade e consequentemente seus cidadãos’’. ‘’Ao elencar o turismo como prioridade está colocando as pessoas também em primeiro lugar porque está gerando empregos’’, reforçou e destacou a importância da atração de investimentos. ‘’Grandes investimentos têm um grande impacto na vida das pessoas’’, finalizou.
Agenda bilateral
Durante todo o dia, o ministro Celso Sabino esteve reunido com ministros e autoridades do setor. O primeiro encontro foi com o ministro uruguaio, Tabaré Vieira, para discutir ações de promoção regional para atração de turistas de grandes destinos. O fortalecimento da parceria dos destinos do Mercosul também pautou as conversas com a secretária de Promoção turística do Paraguai, Angelita Duarte, e com a secretária de Promoção Turística da Argentina, Yanina Martinez.
Sabino se reuniu ainda com o secretário de Turismo de Portugal, Nuno Fazenda, e com o diretor de promoção turística do Senegal, Mohamadou Manel Fall.
Sede do encontro
No final de dezembro de 2021, os países membro da OMT, votaram e escolheram a cidade de Samarcanda, no Uzbequistão, para sediar a sessão deste ano da Assembleia Geral da Organização Mundial de Turismo (OMT).
Na ocasião, o ministro de Turismo e vice-primeiro-ministro desse país asiático, Aziz Abdukhakimov, agradeceu aos delegados por seu voto, e diz que esperava lhes dar as boas-vindas a todos na cidade histórica, deixando em claro que a infraestrutura já está em seu lugar para uma reunião exitosa que ocorre neste ano.
Para “Redesenhar o turismo para o futuro”, os membros que votaram por Uzbequistão como sede da 25ª Assembleia Geral da OMT 25, irão examinar os planos para criar um novo grupo de trabalho que desenvolva esse tema.
Ao fim dos trabalhos da 24ª edição da Assembleia Geral, os membros abordaram e desenharam o Programa de Trabalho para os próximos dois anos que agora serão executados.
Na agenda estava a determinação dos líderes da OMT de acercar a Secretaria aos Estados Membros, como o exemplificou o primeiro Escritório Regional para Oriente Médio, inaugurada em junho de 2021 e ratificada pelos Estados Membros na Assembleia Geral.
Vários membros expressaram seu desejo de albergar futuros escritórios regionais e, portanto, servir como centros para o trabalho da OMT em suas regiões.
Ademais, confirmou-se o Reino de Arabia Saudita como país anfitrião do Dia Mundial do Turismo 2023, que celebrar-se-á em torno do ano do “Turismo para investimentos ecológicos”.
* Reportagem: Val-André Mutran – Correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília.