O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, suspendeu por 45 dias o delegado Everaldo Jorge Martins Eguchi, da Polícia Federal. O policial paraense foi candidato a prefeito de Belém nas últimas eleições municipais. A portaria com a determinação foi publicada no Diário Oficial da União de quinta-feira (9), e não deixa claro o que motivou a punição a Eguchi. Constam apenas dados de um processo interno ao qual ele foi submetido.
Procurada pelo g1, a assessoria de Eguchi informou que “no momento, o delegado está tomando conhecimento do afastamento e só poderá se manifestar com a orientação jurídica necessária”. Já a Polícia Federal não deu retorno sobre o caso.
O delegado é filiado ao PL, apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro, e concorreu ao cargo de deputado federal no pleito de 2022, mas não foi eleito. Em 2020, foi candidato a prefeito de Belém, chegando a disputar o segundo turno, mas também foi derrotado. À época, disputou o cargo pelo Patriota.
Em 2021, Eguchi foi alvo de uma operação da Polícia Federal que investigava suspeitas de corrupção, associação criminosa e violação de sigilo profissional. Meses depois, o inquérito contra o delegado foi suspenso.
Fonte: G1