Da Agência Pará de Notícias
O Ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, esteve em Belém, nesta quinta-feira, 26, para cumprir agenda do governo federal no Pará. Ele foi recebido no Palácio dos Despachos pelo governador Simão Jatene; pelo deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Pará, Márcio Miranda; Heitor Pinheiro, titular da Seaster (Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda); pelo deputado estadual Miro Sanova e pelo prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro.
“Nós tivemos a assinatura de uma ordem de serviço para a recuperação da nossa Superintendência, inauguração da agência de atendimento aos trabalhadores, lançar o agendamento eletrônico e a carteira digital online, além da visita ao senhor governador Simão Jatene. O Governo do Pará é um parceiro importante e essas parcerias são indispensáveis para que tenhamos o resultado que nós precisamos”, disse o Ministro.
O governador do Estado aproveitou a oportunidade para falar sobre a importância da qualificação profissional da mão de obra paraense. “A nossa conversa teve dois desdobramentos. O primeiro deles que é questão da qualificação profissional. O Pará cada vez mais se consolida como um Estado que atrai investimento de grande porte e, como tal, precisa ter uma atenção e um cuidado muito especial com a questão da qualificação profissional. Para que, sobretudo, possa se ter geração de emprego e renda, mas que esse emprego e renda tenham uma remuneração melhor e atenda às necessidades da população do Estado do Pará”, diz o governador.
“A segunda é uma preocupação particular nossa, um ciclo onde em determinado momento eles absorvem muita mão de obra e depois quando terminam os projetos eles acabam por dispensar essa mão de obra. Que se pense em programas, que tenham o cuidado de dar uma atenção para esses trabalhadores, que se deslocam para o Pará – normalmente em busca de uma oportunidade de trabalho – durante o ciclo expansivo dos projetos eles conseguem emprego, mas eles não podem após a conclusão do projeto ficar sem algum tipo de perspectiva. Então é uma coisa que a gente já está discutindo com a nossa secretaria e evidentemente conversamos com o ministro no sentido de juntar esforços para solucionar problemas desse tipo”, detalha Simão Jatene.
O Ministro também falou sobre a qualificação profissional e falou da importância do Pará, já que o Estado foi o que obteve maior saldo positivo de empregos no ano de 2014. “Nosso desafio maior é a qualificação profissional e queremos firmar com os Estados e municípios parcerias buscando ampliar cada vez mais. Principalmente no Pará que é um Estado que cresce muito, pois há a perspectiva de instalação de plantas industriais de grande porte, por isso a qualificação é fundamental”, detalha o Ministro.
“No ano passado, o Pará foi o Estado que mais gerou empregos na Região Norte e claro que isso nos leva a trazer para cá mais ações. O Governador já manifestou interesse, nós já temos parcerias históricas com o SINE (Sistema Nacional de Empregos) e nos queremos melhorá-la, ampliá-la e fazer com que o Pará seja cada vez mais beneficiado esses investimentos na área da inovação”, declara Manoel Dias.
“O Pará tem uma posição de destaque em nível nacional no que se refere tanto a questão de captação como postos de trabalho. Acredito que se deve a um cenário extremamente positivo que vem sendo construído ao longo dos anos e com uma possibilidade de afirmação do nosso crescimento nos últimos anos. Isso com certeza nos diferencia no cenário nacional”, afirmou o secretário Heitor Pinheiro.