Por Val-André Mutran – de Brasília
Sensibilizado com o que viu e ouviu através do testemunho de deputados, prefeitos e vereadores do Pará, o Ministro dos Transportes Paulo Sérgio Passos garantiu que em no máximo três meses serão publicadas as licitações para o início de pelo menos quatro obras em estradas federais e a mais importante de todas as obras na região Norte: a derrocagem do Pedral do Lourenço, que concluirá a Hidrovia do Tocantins.
Passos acredita que em no máximo três meses as obras e uma nova licitação será realizada para que, desta feita, seja restaurada e não recuperada a BR-155. “Não aceitarei uma obra que não seja investido pelo menos R$ 1 milhão em cada quilômetro”, disse o ministro, reconhecendo a importância da obra para o Norte do país.
Ainda segundo o ministro, a finalização da construção de 11 pontes ao longo da BR-158, da mesma forma será licitada em no máximo três meses e que os projetos estão sendo finalizados.
O ministro recebeu em seu gabinete nesta quarta-feira, 6, deputados, prefeitos e vereadores do Pará em atendimento a solicitação de audiência do deputado federal Giovanni Queiroz (PDT-PA) para discutir a situação de algumas das mais importantes obras para a região Sul do Pará.
A reunião foi aberta com uma apresentação exibida em data show no qual foi exibida a deplorável situação em que se encontram as rodovias BR-155 e as pontes na BR-158, duas rodovias federal fundamentais para o desenvolvimento de 39 Municípios no Sul e Sudeste do Pará.
Durante o encontro, os parlamentares explicaram, ainda, que apenas 17 quilômetros sem asfalto aguardam a conclusão do trecho que dá acesso à recém-inaugurada ponte sobre o Rio Araguaia na BR-230 (Rodovia Transamazônica) próximo à Palestina do Pará e Bom Jesus do Tocantins.
Hidrovia – Obra considerada o “coração” para o desenvolvimento do Sul e Sudeste do Pará, a derrocagem do Pedral do Lourenço, um trecho de pedras que impede a navegação ao longo do ano, no período das chuvas na Amazônia, entre Marabá (sudeste) e o Porto de Vila do Conde, em Barcarena (norte) no Pará, fundamental para o escoamento da produção e de parte do minério produzidos na região. A obra, diz o chefe da pasta dos Transportes, será licitada em no máximo dois meses, “talvez até antes”, explicou.
Sobre o estudo executivo que a mineradora Vale apresentaria em setembro do ano passado para a derrocagem do obstáculo que impede a conclusão da hidrovia e que o mesmo seria doado ao Governo Federal, foi constado na audiência que, este estudo não tem sequer prazo para ser entregue. “Com ou sem estudo doado pela Vale, o Governo Federal fará a licitação desta importante obra em até três meses e pretendemos iniciá-la ainda este ano”, prometeu o ministro.
O deputado federal Giovanni Queiroz disse que a bancada voltará daqui há três meses para conferir se o que foi prometido será realmente cumprido.
Estiveram presentes a audiência os deputados federal: Giovanni Queiroz (PDT-PA), Beto Faro, Claudio Puty, Miriquinho Batista, Zé Geraldo e Estadual Bernadete ten Caten (PT-PA), Zequinha Marinho (PSC-PA), Asdrúbal Bentes (PMDB-PA), Prefeitos de Marabá e Rio Maria, João Salame Neto e Valtinho do Ouro, respectivamente; o presidente da Câmara Municipal de Rio Maria, Zé do Caminhão e vereadores de municípios da região.
Foto: Victor Mendes
5 comentários em “Ministro dos Transportes estima em três meses licitações para obras federais de infraestrutura no Sul do Pará”
Só acredito vendo, aqui no Pará é muita politicagem e poucas obras.
Quero lembrar aos eleitos recentemente (deputados e prefeitos), da necessidade de enérgica cobrança junto ao governo federal quanto a estas obras. Todas prometidas, mais uma vêz. Quanto à derrocagem, que é usada pelos executivos da vale, descomprometidos com os interesses de nossa região, como principal desculpa para o atrazo ou até cancelamento do projato ALPA, espero que não seja mais um engôdo. O Prefeito João Salame, por quem tenho grande respeito e certamente trabalhará muito por Marabá, não deve esquecer que o LULA já nos mentiu muito. Lembrem de Tucuruí, onde na inauguração das eclusas, (que nunca funcionou) encheu a boca dando como início imediato destas obras. O Sr. Luis Carlos (vice),que usou estas bandeiras pra estimular os eleitores de Marabá é um dos também responsáveis em ir, assim como na campanha, exigir dos petistas em Brasília, o cumprimento das muitas promessas, assim esperamos. Boa sorte para nós todos. Vamos precisar muito.
Caro Julio, você precisa se informar para não escrever besteira….. Sobre a derrocagem do pedral de Lourenço, a obrigação assumida, foi do Gov.Federal. Não tente desqualificar a mior empresa e que mais investe no estado do Pará.
Não precisa desqualificar a maior empresa e agora também eleita a PIOR do mundo(https://www.google.com.br/#hl=pt&site=&source=hp&q=vale+eleita+a+pior+empresa+do+mundo&oq=vale+eleita+a+pior+empresa+do+mundo&gs_l=hp.3…927.6492.0.6710.0.0.0.0.0.0.0.0..0.0…0.0…1c.1.5.hp.R22-VV9pPPs&bav=on.2,or.&bvm=bv.43287494,d.eWU&fp=6c02ab79386262c&biw=1311&bih=646), ela já é desqualificada.
A Vale não deve favores ao Pará!!!
O Pará é explorado pela Vale!!!
A farsa dos royalties??? É mentira???
Se é importante para o Pará, é importante para a Vale.
Se é importante para a Vale, é importante para a Vale e ponto final.
Será mais uma das mentiras anunciadas sobre as estradas do sul e sudeste do Pará? E quem faz a maior divulgação da situação das estradas da região sou eu desde 2007, atravez das agencias; AE, Fotoarena,Futura Press e Globo.com Os deputados citados, a maioria viajam de avião e não sabem da realidade dessas vias como eu.
Brincadeira isso!