O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão garantiu esta semana durante uma audiência concedida ao presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte, que convidará o presidente da Republica Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, para entregar com ele, o alvará de lavra da Coomigasp em Serra Pelada. A governadora do Pará, Ana Julia Carepa e o prefeito Chamom do município de Curionópolis também serão convidados para a grande cerimônia que vai contar com a presença de mais de 20 mil garimpeiros.A data ainda não foi confirmada mais o mês será o de fevereiro.
Ele afirmou ainda que o documento já está devidamente assinado em cima de sua mesa aguardando tão-somente a aprovação do Plano de Aproveitamento Econômico (PAE) pelo 5º Distrito do DNPM do Pará. O documento foi entregue pela parceria Coomigasp e Colossus no ultimo dia 23. Mas até o dia 6 Every Aquino, chefe do DNPM em Belém, ainda não havia tomado conhecimento da existência do documento no DNPM.
A aprovação do Plano de Aproveitamento Econômico é peça importante para a entrega do alvará definitivo de lavra. Lobão voltou a afirmar que não sairá do Ministério sem antes deixar totalmente resolvido o que desejam os garimpeiros de Serra Pelada no que diz respeito ao alvará de lavra que dar direito aos garimpeiros a exploração da mina na área dos 100 hectares numa parceria com a empresa Colossus. Disse que ainda este mês a questão dos 700 hectares que fica colada a área dos garimpeiros e que ora pertencem a Vale também será definitivamente resolvida. O repasse dessa área foi anunciado pelo ministro na cidade de Imperatriz no dia 5 de dezembro diante de 15 mil garimpeiros. Serão convidados os dirigentes da Vale e da Coomigasp e da própria Agasp Brasil para uma reunião nos próximos dias no Ministério de Minas e Energia.
Edison Lobão defende que a área seja repassada diretamente a Coomigasp. Ele disse que também esse é o interesse da Vale, embora antes a própria Vale tenha anunciado que só abriria mão em favor da SPCDM, empresa que irá explorar a mina na área dos 100 hectares. Se a área for diretamente para a cooperativa essa forma abriria nova chance da Coomigasp utilizar a área para um novo contrato, seja com a Colossus, atual parceira na área dos 100 hectares, ou outra empresa interessada em fazer parceria com os garimpeiros. Se for nessa forma é claro que tanto para os dirigentes da Coomigasp como para os dirigentes da Agasp Brasil é bem melhor para toda a sociedade garimpeira no sentido de aumentar seus ganhos numa área que chegará a 800 hectares no total.
5 comentários em “Ministro Lobão convidará Lula, Dilma e Ana Júlia para a entrega do alvará de lavra de Serra Pelada em fevereiro”
o diero que pertence ous garipeiro carteira da gomigaspa porquenão saiu ainda
e tudo enrolação essa história de serra pelada porque já são mais de vinte anos e só os
presidentes da cooperativa juntos com os políticos do pará brasília e uns tres do maranhão
se dão bem na história de serra pelada os garimpeiros só ouvindo conversa fiada e niguem acorda para dar um basta nessa política suja lobão e seus comparsas.
Quero que resolvam logo pois os garimpeiros sonham com uma vida melhor;Sonham em ter sua propria casa,pois muitos nao tem uma casa digna pra morar.Enquanto nao mercanizam Serra Pelada sera que podem aposentar esses sonhadores de uma vida melhor.
Quero saber quando vâo resolver sobre a aposentadoria dos garimpeiros pois meu pai ja espera a mas de 30 anos.
Ministro, quando senhor irá liberar o alvarar dos garimpeiros?
Pois tem mais de 15 anos, esses pobres batalhadores esperam uma decisão e nada.
Vê se libera isso!