O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deferiu medida liminar para suspender a eficácia da nomeação de Luiz Inácio Lula da Silva para o cargo de ministro chefe da Casa Civil, determinando a manutenção da competência da justiça de primeira instância para analisar os procedimentos criminais em seu desfavor. A decisão foi tomada nos Mandados de Segurança (MS) 34070 e 34071, impetrados no STF, respectivamente, pelo Partido Popular Socialista (PPS) e pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).
As legendas alegam que o ato de nomeação pela presidente Dilma Rousseff ocorreu com desvio de finalidade, visando retirar da competência do juízo da 13ª Vara Federal de Curitiba procedimento criminal contra o ex-presidente Lula, uma vez que os ministros de Estado têm prerrogativa do foro no STF.
6 comentários em “Ministro suspende nomeação de Lula para Casa Civil e mantém processo na 1ª instância”
eita ministo a favor do golpe gilma mendes
Tirar o CoLLor foi golpe?e quando vocês quiseram tirar o FHC,também era golpe?
deixa de balela,e se atenha aos fatos.
Lulalá e Lulacá!
As duas versões de Lula na avaliação de Lúcio Flávio Pinto, jornalista paraense, a análise parece óbvio:
“O Lula das gravações é uma versão diferente de uma matriz parecida: desbocado, sarcástico, arrogante, falso, presunçoso, ególatra, autocrata e uns outros tantos adjetivos em circulação em torno dessas gravações.
O Lula dos telefonemas grampeados pode ser o Lula que ficará na história, não o amável comandante que trata os interlocutores por querido (por mera tática de sedução na maioria das vezes, como de regra nessas pessoas ardilosamente afetivas e intimistas), que fala a linguagem do povo, que se livra das enrascadas, que é obstinado, inteligente o bastante para colocar um banqueiro brasileiro que se internacionalizou num mercado selvagem para arranjar dinheiro e gerar confiança, enquanto ele fazia o que gosta: ajudar o povo e se associar aos riscos, incorporando seus hábitos, imaginando se tornar um igual a eles graças à abertura desbragada dos cofres públicos.
O Lula flagrado ao natural é um embuste, uma figura que se depravou pela mutação dos seus grandes méritos em enormes vícios. É o Luiz Inácio da Silva que ficará, numa frustração de estadista que amargou os anos finais de Richard Milhous Nixon”.
ex ministro gilmar mendes voçe parece que que incendia o brasil ou que da un golpe de estado esse sao o mesmo fizeram o getulio o suicidio o mesmo que colocou esse pais em 1964numa ditadura ea i gilma voçe vao se acorvada
un juis que deu un abres corpus o carnilho cachoeira para sai da cadeira e de espera e raiva do ministro gilmara a presidente dilma ta na cara que ele nao dirigiriu o postestoda paulistaa favor do ex presidente lula lulinha paz emor
Quem não deve não teme! Não é essa a postura do Lula… Bateu o pé o bichinho correu…