A polivalente Talita Baena, jornalista, blogueira, dona de boteco e agora produtora de cinema, é a entrevistada do telejornal Informação, da TV Record Parauapebas, que vai ao ar neste sábado (24), às 13 horas.
Talita, na entrevista, fala sobre o curta intitulado “Minério que vai. Gente que fica”, inscrito no Festival de Cinema Curta Carajás. Segunda a produtora, o curta é um documentário jornalístico que narra à história da ocupação humana da cidade de Parauapebas, uma das maiores províncias minerais do mundo, localizada na Amazônia brasileira.
Sob a ótica de Breno Santos, geólogo que descobriu o minério de ferro de Carajás, e de outros brasileiros de naturalidades diversas, a narrativa de mais esta saga na Amazônia é revelada. No filme, migrantes narram a ocupação humana da província mineral de Carajás.
História, cultura e identidade dos que vivem na cidade que assume papel estratégico na balança comercial do país, constituem o fio condutor deste documentário, produzido em parceria da também jornalista, Diana Ferrari, quando ambas eram acadêmicas do curso de jornalismo da Universidade Federal do Pará e fez parte da monografia “Minério que vai. Gente que Fica: mito e narrativa no documentário”, apresentada à mesma universidade. O curta, produzido em 2008, tem a duração de 25 minutos e foi editado por Kleiber Araújo.
3 comentários em ““Minério que vai. Gente que fica” é destaque no telejornal da Record”
olha o mineiro tem com costume explorar terra nas quais tenhao minerio na cidade de moeda onde vivo antigamente existia uma fabrica de moedas falças mas apos isso for descoberto moeda cresceu agora tem lojas predios avenidas edificios venha visitar moeda!!!!!!!ha esqueci da cahoeiras matas uma serra encantadora porque esta perdendo seu tempo??????????????
Não tenho conhecimento suficiente para afirmar com certeza se este é o primeiro trabalho (desse genero) sobre o tema, mas acredito que será uma imensa contribuição para nossa cidade e para a cultura. Parabens à Talita e Diana!
Zé, publica isso daki em forma de nota, por favor…
Caro blogger. Venho a público informar que não sou o “Renatinho” que fez esses comentários a respeito de Wanterlor Bandeira e Wlliam Bayerl. Existe inúmeros Renatinhos e Renatões em Parauapebas, e tenho certeza que estão tentando nos atingier, usando de práticas imorais, como perfis falsos no blogspot.com. Essas práticas não são de hoje. Lembro que durante a campanha eleitoral do ano passado, usaram essa mesma conta no blog do Zé Dudu, quando era do servidor blogspot.com para tentar nos atingir, provocando intrigas entre minha pessoa e o Wanterlor Bandeira. Aproveitam de que eu tenho personalidade e que sou homem o suficiente para assinar o que eu falo ou escrevo, para atingir a mim e a minha família. Peço ao caro “fake” que escreveu esses comentários que pare com isso, ou pelo menos que assuma o que escreveu, honre as calças que veste. Informo também que meus e-mails usados são: renatoneo2004@hotmail.com (e-mail e msn)
renatoneo2003@yahoo.com.br (e-mail)
renatinhoguitarra@gmail.com (este ultimo uso como perfil de blogger para comentar e também como perfil no Orkut. O que não vier de nenhum dessas três contas, não é de minha autoria. Agradeço ao blogger pelo espaço democrático aberto ao debate.