No próximo domingo (13), a Fundação Getúlio Vargas (FGV) irá realizar a quarta e última prova objetiva do concurso público promovido pela Prefeitura de Canaã dos Carajás, que precisou ser dividido em etapas devido à imensa procura pelo certame. Nada menos que 48.685 candidatos se inscreveram para disputar 566 vagas para todos os níveis de ensino.
Acompanhando de perto todo o processo em meio a essa multidão, para que nada saia dos trilhos, uma mulher com longa trajetória no serviço público e com experiência na condução de concursos: Valmira Vieira Cunha, secretária municipal de Administração de Canaã dos Carajás, mais conhecida como Mirian do RH, que nos anos de 2008 e 2014 esteve à frente dos concursos realizados no município.
“O andamento do atual concurso público está ocorrendo de maneira muito satisfatória e dentro de tudo que foi planejado. Temos trabalhado de forma transparente para garantir que o processo seja conduzido da melhor forma possível, atendendo a todas as expectativas e exigências legais”, afirma a secretária.
Com Mirian, a certeza de que concurso de tamanha envergadura “será um marco para o fortalecimento de nossa gestão e para o desenvolvimento de Canaã dos Carajás”, com o município abrindo as portas das oportunidades num município, onde a gestão de Josemira Gadelha tem reconhecimento regional e até mesmo nacional.
“Seguiremos firmes e comprometidos com o nosso propósito de transformar Canaã dos Carajás em uma cidade cada vez melhor para todos”, enfatiza Mirian do RH, que em 17 de junho de 1970 nasceu na cidade de Umuarama, no Paraná, mas que há 32 anos vive em Canaã, onde casou e se tornou mãe de três filhos e avó de quatro netos. “Tenho o orgulho de poder contribuir com o crescimento desta cidade maravilhosa”, manifesta a secretária.
Com administração, relação umbilical
Graduanda em Gestão Pública, Mirian começou sua jornada no serviço público em 2005, como agente administrativa no arquivo do setor de Recursos Humanos da Semad. E não parou mais. No mesmo ano, passou de agente para assessora da mesma secretaria, que comandou interinamente em 2006.
Nascia o que pode ser chamada de uma “relação umbilical” entre a administração pública de Canãa e Valmira, que não à toa foi batizada de Mirian do RH. Tanto é que, em 2007 e 2008, ela foi nomeada titular da Semad de Canaã, onde prestou serviços de consultoria na área de RH e Gestão de Pessoas, no período de 2013 a 2016.
Nos quatro anos seguintes, voltou a ser assessora junto à Semad, e por três meses assumiu novamente a interinidade da secretaria. Nesse percurso, Mirian teve oportunidade de implantar o Departamento de Saúde e Segurança do Trabalho, garantindo o cuidado e a melhoria das condições de trabalho para os servidores públicos.
Como diz a própria Mirian, é parte da sua personalidade, como agente público, priorizar o atendimento humanizado “com muito respeito, empatia e o cuidado com as pessoas”. Ao assumir a prefeitura de Canaã em 2021, Josemira Gadelha viu a excelência e competência daquela mulher na função. O resultado não poderia ser diferente: Mirian do RH foi mais uma vez nomeada secretária de Administração.
“Recebi o convite da prefeita Josemira Gadelha com surpresa, me senti honrada e aceitei o desafio com alegria e muita responsabilidade. Assumi a secretaria com o objetivo e compromisso de continuar realizando melhorias significativas para a cidade e, especialmente, para os servidores públicos que são peças-chave para o bom funcionamento do nosso município”, reconhece a titular da Semad.
Com a realização do concurso público que está em andamento, acrescenta Mirian do RH, o objetivo é garantir mais qualidade nos serviços prestados bem como a implementação de ações focadas na melhoria contínua da gestão de pessoas e no desenvolvimento sustentável de Canaã dos Carajás.
“Temos como prioridade a valorização do servidor e o atendimento de excelência à nossa população. O maior desafio será dar continuidade aos processos de melhoria na gestão pública, sempre com foco no atendimento humanizado e na otimização dos recursos”, assinala Valmira Cunha, ou melhor, Mirian do RH.
Texto: Hanny Amoras (Jornalista – MTb/PA 1.294)