Morreu, na noite desta terça-feira (25), no Hospital Municipal de Parauapebas, onde estava internado desde a noite do último sábado (22), o jovem Diogo Ferreira Conceição. Ele foi baleado na cabeça, ao lado do amigo Yagor Correia Lima, na Rua Novo Paraíso, Bairro Betânia. Os executores foram dois pistoleiros, até o momento não identificados. Um terceiro jovem, que também seria alvo dos matadores, correu e conseguiu escapar dos tiros.
Os dois indivíduos chegaram a pé, de armas em punho, provavelmente revólveres, mandaram que os jovens se deitassem de bruços. Em seguida, fizeram três disparos, dois dos quais na cabeça de Yagor, que morreu instantaneamente; e dois na cabeça de Diogo, que foi socorrido pelo Samu e levado ao HMP.
Com a morte de Diogo, chega 11 o número de assassinatos ocorridos em Parauapebas, neste mês de abril, dois na zona rural e nove na cidade.
Cronologia da morte
Dia 4 – Luan Víctor Pinheiro da Silva, 23 anos, morre na Rua A, Bairro Cidade Nova, após apontar uma arma para uma guarnição policial militar.
Dia 7 – Carlos Geovane dos Santos Tavares é executado a tiros, trabalhando em uma barraca de venda de peixes da Travessa Nicodemos, no Bairro Betânia.
Dia 7 – O corpo de Glauberth Mendes da Silva é encontrado em um terreno baldio com perfurações feitas a bala, jogado às margens da estrada de acesso à vila do Assentamento Onalício Barros.
Dia 13 – Morre durante em intervenção policial, na Rua 24 de Março esquina da Rua Dois Irmãos, Bairro Rio Verde, um assaltante identificado apenas como Ralf.
Dia 15 – Nilton Carlos Santos Maceda é assassinado a tiros na Vila Tapete Verde, por conta de uma dívida de 10 reais.
Dia 19 – Wesley Wilker Farias Menezes, de 35 anos, e eliminado com 20 facadas, em uma loja de conveniência, no Bairro Cidade Nova, por dois homens.
Dia 19 – Oziel Dias de Almeida, de 45 anos, é morto a golpes de faca na garganta, no interior do sobrado em que morava, na Rua Minas Gerais, Bairro Rio Verde.
Dia 21 – Alexandre Costa da Silva, foi assassinado a tiros, na Avenida Jatobá, bairro Jardim Ipiranga, quando retornava de uma festa.
Dia 22 – Manuel Carlos Passos Ferreira, de 25 anos, é assassinado a tiros, no Bairro Nova Carajás, ao retornar para casa.
Dia 22 – Yagor Correia Lima, de 21, anos é executado com três tiros na cabeça, na Rua Novo Paraíso, Bairro Betânia.
Dia 25 – Diogo Ferreira da Conceição, amigo de Yagor, morre no Hospital Municipal de Parauapebas, após ter sido internado no sábado (22), com dois tiros na cabeça.
Até o momento, só foram presos Davi de Sousa Cardoso, que matou Nilton Carlos Santos Maceda; e Marcos Rogério Amorim Farias e Antônio Rosivaldo da Silva e Silva, que deram fim à vida de Wesley Wilker Farias Menezes. A equipe da Delegacia de Homicídios da 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil segue investigando os demais casos.
(Caetano Silva)