Morreu, nesta quinta-feira (28), no Hospital Municipal de Parauapebas, um adolescente de 17 anos que, na noite de ontem (27) apontou uma imitação de arma de fogo para uma guarnição do patrulhamento em motos da Polícia Militar, e foi baleado. O fato ocorreu na Praça dos Esportes Radicais, no Bairro Cidade Nova.
Os policiais se aproximaram a fim de abordar um grupo de jovens, em atitude considerada suspeita, que estava no logradouro, e que imediatamente se dispersou, fugindo um para cada lado. Um deles, porém, que portava um volume na cintura, não fugiu, preferindo se esconder atrás de um poste.
Mais uma vez se aproximando, os PMs ordenaram que ele colocasse o objeto no chão e se rendesse. O adolescente, entretanto, em vez de obedecer, saiu de onde estava apontando uma arma para os policiais, que não titubearam em atirar contra ele.
Após o incidente se constatou que o objeto era uma imitação. O adolescente foi socorrido e removido ao Hospital Municipal, onde morreu hoje. O caso foi registrado em Boletim de Ocorrência, pelos PMs, na 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil.
Outra versão
Outra versão do caso, entretanto, dá conta de que o grupo de jovens correu em direção a uma lanchonete, tentando despistar os policiais. Depois, eles entraram em uma tenda, onde foram apreendidos dois adolescentes, um de 16 e outro de 17 anos, 139 gramas de crack e 60 reais.
Um dos jovens do grupo, no entanto, conseguiu escapar. A guarnição teria saído em busca dele, sendo avisada por um vigia que o adolescente estava armado. Ele foi localizado, cercado, e recebeu voz de prisão, mas reagiu, atirando contra a equipe da PM, cujos integrantes revidaram à altura e o balearam.
(Caetano Silva)