Por que no Brasil não ocorrem grandes terremotos? Os estudantes do município de Conceição do Araguaia tiveram a resposta desta pergunta nos dias 29 e 30 de março, durante a segunda parada da Mostra Camilo Vianna de Ciência e Cultura. Estudantes dos ensinos fundamental e médio, professores e comunidade em geral visitaram o evento.
Na área de exposição, os visitantes tiveram contato com experimentos físicos que demonstravam conceitos mecânicos, térmicos, óticos e eletromagnéticos aplicados no cotidiano dos estudantes. A astronomia foi uma das ciências que encantou os estudantes que puderam conhecer um pouco mais sobre a era espacial e observar os astros e estrelas em lunetas e telescópios.
Na palestra “Utilização de Softwares Livres no Ensino de Ciências”, os estudantes conheceram programas de computador que permitem trabalhar conteúdos difíceis de serem abordados em sala de aula. Vídeos e animações possibilitam a criação de modelos e facilitam a visualização de imagens de fenômenos abstratos, dando um tratamento diferenciado ao processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, ao invés de dar uma descrição de determinado fenômeno, é possível explicá-lo através de uma simulação ou uma modelagem.
O convívio saudável com o meio ambiente também é incentivado na Mostra. Na oficina “Horta Suspensa Caseira e Reciclagem”, os participantes confeccionaram uma horta feita com garrafa pet que pode ser colocada em qualquer lugar da casa. Nas palestras “Educação Ambiental” e “Lixo, seus Problemas e Soluções”, os estudantes aprenderam a importância de cuidar bem da natureza e o que podem fazer para preservar o meio ambiente.
Por Raphael Freire- – Ascom/Secti