Um acidente ocorrido por volta do meio-dia desta sexta-feira (30), na Rodovia PA-160, ceifou a vida do motociclista Valdemir Oliveira Ferreira. Ele pilotava a motocicleta Honda Bros, preta, placa QVN8B36, quando bateu na traseira de uma carreta, branca, de placas QEG6A28 e carroceria AZ08I53.
Ambos os veículos trafegavam no sentido Parauapebas-Canaã dos Carajás, quando a carreta, cujo motorista não teve a identidade divulgada, manobrou para a direita a fim de entrar no Bairro Novo. Valdemir, que seguia logo atrás, bateu violentamente no canto direito do veículo pesado, morrendo instantaneamente.
O condutor da carreta não saiu do local até a chegada da Polícia Militar, quando foi conduzido, na companhia do advogado da empresa na qual trabalha, até a 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil, para prestar depoimento e depois foi liberado.
Testemunhas isentam o motorista de culpa, dizem que ele estava em velocidade baixa e afirmam que, provavelmente, o motociclista estava em alta velocidade e não tenha visto o condutor sinalizar que ia entrar para a direita ou talvez não tivesse tido tempo de frear ou desviar.
Um homem que mora nas proximidades e se identificou como Carlos Sérgio protestou contra a existência de uma cratera no asfalto, no local do acidente, o que obriga o condutor que vai entrar no Bairro Novo a fazer um desvio para o meio da pista durante a manobra, o que pode ter colaborado para a ocorrência do acidente.
Carlos Sérgio afirma, com veemência, que já pediu providências ao Departamento de Trânsito de Parauapebas e à Secretaria de Obras do Município, mas o que fizeram “foi só um paliativo” e o buraco abriu novamente. “Já socorri muitos motoqueiros que caíram nesse buraco, felizmente, nenhum deles morreu, mas isso é inaceitável”, desabafou.
(Caetano Silva)